Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Oposição critica saída de Maria do Céu Albuquerque e espera “um novo ciclo”

19/02/2019 às 00:00
Armindo Silveira (BE) e Rui Santos (PSD)

Na sequência da tomada de posse de Maria do Céu Albuquerque na qualidade de Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a Comissão Política do PSD reagiu na sua página de facebook, censurando “ a falta de ética da governante do Partido Socialista que, ao aceitar tal nomeação, manifestou desconsideração pelo mandato que exercia e desrespeito para com os Abrantinos que lho atribuíram”.

Em comunicado, a Comissão Política de Secção do PSD de Abrantes “condena veementemente o Partido Socialista por permitir tamanha violação ao cumprimento dos mandatos, possibilitando que uma autarca, cuja recandidatura não é possível, abandone as suas funções, dando espaço político a Manuel Valamatos para este preparar a sua candidatura às eleições autárquicas de 2021”.

Hoje, na cerimónia de tomada de posse do novo presidente, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Rui Santos, vereador do PSD, disse rever-se “na íntegra com a comunicação da Comissão Política”. Pois, considerou que “os mandatos são para levar até ao fim” e que “a anterior presidente de Câmara referiu, por diversas vezes, que o compromisso dela era para com Abrantes e era para com os abrantinos. Ao fim de um ano e três meses, abandona o barco”.

Rui Santos afirmou não ter ficado surpreendido com a saída de Maria do Céu Albuquerque da Câmara Municipal de Abrantes, tendo referido que “já existiam alguns dados que indicavam que poderia estar alguma coisa para acontecer”.

Só espero é que esta nomeação de Maria do Céu Albuquerque para Secretária de Estado não tenha a ver com algumas coisas aprovadas nas últimas reuniões de Câmara. E estou-me a referir à Transferência de Competências”, fez notar o vereador. “Foi um assunto que nem sequer foi discutido em sessão de Câmara. Foi-nos dado simplesmente conhecimento e espero que não tenha servido como moeda de troca”, vincou.

Em declarações à Antena Livre, Rui Santos disse esperar que com a tomada de posse de Manuel Jorge Valamatos se possa abrir “um novo ciclo, que o presidente Valamatos possa olhar para a oposição com outros olhos e veja também que os vereadores da oposição têm propostas credíveis para o concelho”.

Quando questionado sobre se Manuel Jorge Valamatos poderá ser o cabeça de lista do PS às próximas autárquicas, o vereador do PSD afirmou que “é expectável que venha a ser”, sendo o atual presidente de Câmara e presidente da concelhia do PS.

Já Armindo Silveira, vereador do BE, disse esperar “que a estrutura camarária não seja usada para projetar uma pessoa [às próximas Autárquicas] porque isso seria muito mau e não seria um bom sinal à população, sendo que vivemos tempos em que a política e os políticos estão na rua da amargura. E compete-nos a nós, que exercemos cargos políticos, desmitificar esta ideia”.

O vereador do Bloco de Esquerda referiu que “já haviam sinais que indiciavam que Maria do Céu Albuquerque estava a preparar uma saída mas, nesta altura, surpreendeu-me (…) esta situação vai até contra àquilo que ex-presidente disse em campanha eleitoral: que os candidatos do PS estavam para servir a população e os outros para se servir da população”.

A senhora ex-presidente tem claramente um caminho a fazer na relação que tem com o cidadão”, rematou Armindo Silveira, dizendo que espera que haja uma mudança de postura na maioria PS.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB