Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Secretário de Estado do Desporto faz vista às associações juvenis e deixa desafios

31/03/2017 às 00:00

O Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, esteve na Pousada da Juventude de Abrantes, esta quinta-feira, na sessão de encerramento do Programa de Visitas às Associações Juvenis de Base Local.

O dia foi dedicado ao distrito de Santarém e foram quatro as instituições que abriram as suas portas ao governante e a outros representantes institucionais. O Clube de Karaté Amicale de Alcanena, o Sport Club Operários Cem Soldos, a Associação Cultural “Cantar Nosso”de Golegã e a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, com sede na vila de Constância, foram as associações visitadas.

Questionado sobre o que encontrou no território, João Paulo Rebelo disse ter encontrado “exemplos muito interessantes e que confirmam a experiência que já tenho de quem já visitou 15 distritos do nosso país e que já verificou no terreno a importância e a capacidade de transformação local nas comunidades, nos territórios, no associativismo juvenil”.

“Neste dia, de roteiro da juventude em Santarém, no fundo comprovei o que tenho visto noutros distritos nas associações que visitei, mas sobretudo com as conversas que fui tendo com os dirigentes associativos que culminaram com este final de dia em que convidámos as associações a estarem connosco”, acrescentou.

Na sessão de enceramento em Abrantes, o Secretário de Estado fez referência a alguns programas governamentais direcionados para o associativismo juvenil. Referiu estar “muito satisfeito com a implementação do programa “Empreende Já”, que no fundo é um programa de apoio ao empreendedorismo juvenil e que procura retirar os jovens da chamada situação “nem/nem”, que nem estão a trabalhar, nem a estudar, nem em formação”. “São jovens que podemos estar a deixar para trás e que isso não pode acontecer. Temos de combater de fato essa situação, e portanto o “Empreende Já” é um programa do IPDJ que vai na linha do empreendedorismo”, explicou o governante.

Depois, fez referência à campanha “Setenta Já”. Trata-se de uma “campanha de sensibilização para o empoderamento dos jovens, através da consciencialização dos seus direitos, dos direitos dos jovens (…) para serem mais participativos”. “Uma maior participação dos jovens na nossa vida coletiva, dando o seu contributo para um país melhor, é o nosso objetivo”, fez notar.

No que diz respeito às dificuldades que foi ouvindo ao longo do dia pelo distrito, o responsável afirmou que “ as dificuldades cruzam-se sempre um bocadinho com o financiamento, com o apoio que o Estado garante às Associações Juvenis e que infelizmente nos últimos anos e desde a instituição deste financiamento nunca o prazo foi respeitado ou terá sido por exceção”.

“Em 2017, quero que esse prazo seja respeitado e foi isso que fui dizendo aos dirigentes associativos ao longo do dia. Abril é o mês em que deve ser paga a primeira tranche desse financiamento. Em abril de 2017, isso irá acontecer e quero que 2017 seja o início do que tem de acontecer no futuro”, aludiu.

Por último, João Paulo Rebelo deixou desafios aos dirigentes associativos para “continuarem o seu trabalho, o seu contributo na inclusão social, no seu contributo ao insucesso escolar, à participação e ao desafio de chamarem outros jovens para o voluntariado, tão importante para ganhar a consciência de que podemos ajudar a nossa comunidade e o nosso território”.

O  Encontro Associativo, nas instalações da Pousada de Juventude em Abrantes, contou com a presença do representante do IPDJ, da FNAJ, com o presidente da Fajudis, representantes institucionais e com Luís Dias, vereador com o pelouro da juventude na CMA, que deu as boas vindas aos presentes. 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB