Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Segunda edição do Orçamento Participativo já iniciou

6/04/2017 às 00:00

A segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Abrantes foi apresentada na quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do executivo camarário e dos presidentes de Junta de Freguesia.

A Câmara Municipal vai disponibilizar para esta segunda edição do Orçamento Participativo 350 mil euros e vai dar início mais cedo ao processo de votação.

As propostas poderão ser apresentadas até 31 de maio, em https://abrantes360.cm-abrantes.pt, nas assembleias Participativas, na Biblioteca Municipal António Botto, na Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA), no Serviço de Atendimento Geral (Praça Raimundo Soares) e no Espaço Jovem de Abrantes (Largo Ramiro Guedes).  

Segue-se depois o processo de votação de 1 de agosto a 15 de setembro. Já as assembleias participativas têm início dia 12 de abril, sendo a primeira dedicada ao território da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, na sede de freguesia de S. Vicente.

Em declarações à Antena Livre Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, disse que este é “um orçamento de 350 mil euros que fica disponível para o cidadão decidir. A intenção é apresentarem propostas que vão ser hierarquizadas para poderem serem levadas a efeito”.

“A nossa expectativa é grande, até porque a primeira edição correu bastante bem, nomeadamente com uma participação muito grande das pessoas, particularmente na comunidade de Mouriscas com dois projetos classificados em 1º e em 2º lugar. Isso também serve de motivação para que o cidadão se sinta parte do processo, sinta que vale a pena participar, vale a pena apresentar propostas e votar”, salientou a autarca abrantina.

Maria do Céu Albuquerque referiu que “vai decorrer tudo dentro dos mesmos moldes do ano passado. Estamos a antecipar um mês para podermos ter mais tempo para a apresentação de propostas e para que os nossos serviços técnicos possam fazer a avaliação das propostas. Estamos a trabalhar com mais tempo para permitir que a situação seja melhorada e a participação possa ser acrescentada”, aludiu a presidente, afirmando que o objetivo é envolver “o cidadão na decisão do nosso futuro coletivo”.

Recorde-se que o OP “é um processo de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. Pode participar no OP cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, naturais ou residentes no concelho de Abrantes, com propostas individuais ou em representação de organizações da sociedade civil, grupos de moradores e outros”, lê-se na informação do Município

Por sua vez, as assembleias participativas, “são sessões presenciais que servem para prestar esclarecimentos sobre o processo do orçamento participativo e também acolher propostas ou permitir a sua apresentação e discussão sobre as mesmas. Os cidadãos podem participar em qualquer sessão pública, independentemente da sua localidade de residência”. Os resultados da votação são divulgados no site do Município www.cm-Abrantes.pt / Abrantes 360º.

O regulamento pode ser consultado em http://cm-abrantes.pt/images/documentos/orcamento_participativo/RegulamentoOP_2016.pdf.

Mais informações no site da autarquia, bem como na plataforma abrantes360.cm-abrantes.pt.

 

 

Calendarização de assembleias participativas:

12 de abril//21h00

Freguesia de Abrantes e Alferrarede

Local: sede de freguesia (S. Vicente), junto ao antigo quartel dos bombeiros

 

18 de abril// 18h30

Freguesia de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo

Local: Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto

18 de abril// 21h00

Freguesia do Tramagal

Local: Junta de Freguesia

 

20 de abril// 18h30

Freguesia de Mouriscas

Local: Junta de Freguesia

20 de abril// 21h00

Freguesia de Fontes

Local: Junta de Freguesia

 

24 de abril// 18h30

Freguesia de Alvega e Concavada

Local: Pólo da Junta de Freguesia em Alvega

24 de abril// 21h00

Freguesia do Pego

Local: Junta de Freguesia

 

27 de abril// 18h30

Freguesia de Bemposta

Local: Junta de Freguesia

 

27 de abril// 21h00

Freguesia de S. Facundo e Vale das Mós

Local: Casa do Povo de S. Facundo

 

28 de abril// 21h00

Freguesia de S. Facundo e Vale das Mós

Local: Pólo da Junta de Freguesia em Vale das Mós

 

2 de maio// 18h30

Freguesia de Rio de Moinhos

Local: Sede Social

 

2 de maio// 21h00

Freguesia de Carvalhal

Local: Sede do Rancho Folclórico

 

4 de maio//18h30

Freguesia de Martinchel

Local: Junta de Freguesia de Martinchel

4 de maio//21h00

Freguesia de Aldeia do Mato e Souto

Local: Pólo da junta de freguesia, em Aldeia do Mato

 

Crédito:CMA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB