Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: União de Freguesias promove sessões para ouvir a sua comunidade

18/12/2017 às 00:00
Sessão em Casais de Revelhos

A União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede está a promover reuniões de trabalho com as comunidades que fazem parte do território da grande união.

Sob o lema “Aqui, a tua palavra conta!”, a primeira sessão aconteceu no passado dia 3 de dezembro, em Casais de Revelhos, e contou com uma sala cheia. A iniciativa vai continuar no ano de 2018 e já era uma ambição do executivo da Junta no anterior mandato.

“Era algo que a Junta de Freguesia gostaria de ter concretizado no mandato anterior e este mandato dissemos que tinha de ser e tinha de ser logo desde início”, começou por afirmar à Antena Livre Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias.

As sessões são divididas em duas partes. “A primeira parte são dez minutos para explicar o que faz a Junta de Freguesia. Porque sentimos que há pessoas que não sabem quais são as competências da Junta. Pensam que a Junta só anda a varrer ruas e a cortar erva. Faz isso, mas faz muito mais. A segunda parte, não tem ordem de trabalho, passa por ouvir as pessoas, o que têm para nos dizer. Não só ouvir os problemas, mas encontrar em conjunto as melhores soluções”, explicou o presidente.

São vários os objetivos que a União de Freguesias tem com esta ação de proximidade. “Queremos que nos primeiros dois anos de mandato possamos ir a todos os bairros e aldeias e, depois, nos últimos dois anos de mandato, vamos voltar aos mesmos sítios, não quer dizer que o cronograma seja igual, mas queremos tentar perceber com as pessoas o que podemos fazer. Ou seja, é dar a cara e definir a estratégia que temos para os próximos anos”, salientou o responsável, dando conta que a Junta tem também a “expetativa de baixar em 5/6 pontos percentuais a abstenção da freguesia”.

Quanto à divulgação da iniciativa, a mesma é feita porta a porta pelos colaboradores da Junta. “Não temos feito somente [a divulgação] via Facebook ou com uma impressão dos cartazes. Temos introduzido na caixa do correio das pessoas um flyer a convidar todos para ir à sessão. Nos Casais, todas as pessoas, espero eu, receberam na sua caixa do correio o convite, numa ação dos colaboradores da Junta”.

“A próxima sessão ainda não tem data marcada (...) mas sabemos que será na Encosta da Barata, no início do mês de janeiro. Queremos fazer todos os meses duas sessões”, reforçou o presidente.

A sessão em Casais de Revelhos contou com cerca de 50 participantes

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB