Município Abrantes
PUB

Países Baixos: Abrantina eleita deputada municipal em Velsen

5/04/2022 às 14:51
Crédito Foto: Reinder Weidijk

Portuguesa (Abrantes) por nascimento, holandesa por casamento, a semente da política nasceu durante a Revolução de Abril em Portugal. Emigrou para a Holanda e durante 2014 a 2018, Teresa M. da Silva Marcos foi deputada municipal pelo partido D66 no município de Velsen. Já nessa altura era a única pessoa de origem portuguesa conhecida na política no país. Sendo actualmente membro da direcção regional do mesmo partido na província Holanda do Norte, foi convidada a candidatar-se para as eleições autárquicas, realizadas em Março último. O seu partido ganhou 6 assentos no Concelho Municipal mas foi de certo modo uma surpresa quando o resultado das eleições, ao nível pessoal (por candidato) foi conhecido: com 312 votos preferênciais ela passou da posição inicial (#8) para o terceiro lugar, tendo assim conquistado um assento no Concelho Municipal de Velsen.

“Votar é um direito que, conforme experienciei antes do 25 de Abril, não é um direito tão óbvio e natural. Na conjuntura política actual é ainda mais importante votar: este é o primeiro passo a dar para mantermos a Democracia viva!” – segundo as palavras da própria.

 

Crédito Foto: Nèri Cliteur

Designer, professora de Português, dá igualmente formação através do curso ‘Política Activa’ na ProDemos, uma organização que é, nas próprias palavras, a "Casa para a Democracia e o Estado de Direito". Ajudam e explicam o sistema que governa a democracia e o Estado de Direito nos Países Baixos e mostram como os cidadãos podem exercer influência política a nível municipal, provincial, nacional e europeu.

Embora viva há já muitos anos na Holanda, “os passeios no jardim do castelo, com o avô Virgílio, as conversas quando menina com o cesteiro da rua, as visitas à família em épocas festivas, são recordações que vivem no meu coração" – diz ela. “Sempre que posso vou a Abrantes, reviver recordações e visitar a família que ainda lá tenho”.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2022
Jornal de Abrantes - julho 2022
PUB