Antena Livre
Deseja receber notificações?

Autárquicas 2025: AD denuncia ação de campanha do PS no Carvalhal e apresenta queixa na CNE

8/10/2025 às 08:41

A coligação AD - PSD/CDS de Abrantes emitiu um comunicado a denunciar o que considera ser uma violação dos deveres legais de neutralidade e imparcialidade por parte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo.

A AD diz que “no dia 3 de Outubro, nas instalações do UCSP - Polo Carvalhal, a ULS Médio Tejo permitiu que o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, acompanhado do Dr. Jorge Cuesta, médico ao serviço do referido Polo/ULS, fosse garantir aos utentes que o Polo de Saúde do Carvalhal não encerrará.”

De acordo com a coligação “o objetivo da intervenção foi validar a promessa política feita pelo atual presidente da Câmara Municipal de Abrantes, que – relembre-se – é também o candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara.”

Segundo a AD a intervenção do médico, Dr. Jorge Cuesta, “foi utilizada para confirmar uma garantia política sobre o futuro de um serviço público, algo que ultrapassa as suas funções.”

E depois diz que a mesma ação é utilizada em propaganda eleitoral partilhada nas páginas digitais e redes sociais do PS de Abrantes.

"A utilização da imagem e da credibilidade do Dr. Jorge Cuesta e da estrutura do UCSP para dar peso a uma promessa eleitoral do candidato do Partido Socialista constitui uma intervenção indevida e um favorecimento flagrante, violando a neutralidade que se exige à ULS Médio Tejo”, explica a AD que conclui que são factos que violam o dever legal de neutralidade das instituições públicas.

A AD fez exigir à ULS Médio Tejo “a abertura de um inquérito interno urgente para apurar as responsabilidades pela autorização, filmagem e subsequente utilização da intervenção do Dr. Jorge Cuesta no contexto de campanha eleitoral” e a “adoção imediata de medidas para repor a legalidade e a imparcialidade institucional, e para prevenir a reincidência de condutas que instrumentalizem a ULS para fins partidários ou eleitorais.”

A AD indica ainda que vai remeter à Comissão Nacional de Eleições o comunicado e um vídeo para o seguimento legal adequado, de acordo com o previsto na Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB