Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Alternativacom: ALTERNATIVAcom lança Ciclo de Webinars “Abrantes, Missão Possível”

11/05/2021 às 10:39

O movimento independente ALTERNATIVAcom vai realizar um ciclo de 7 Webinars temáticos intitulado “Abrantes, Missão Possível”.

Este ciclo de Webinars apresenta-se como “um veículo de discussão das problemáticas e de divulgação das potencialidades relativas à cidade e freguesias de Abrantes, no contexto da sub-região do Médio Tejo, nomeadamente nas áreas da Cultura, Educação e Desporto; Ambiente, Natureza e Turismo; Economia, Empreendedorismo e Emprego; Urbanismo, Habitação e Património; Social, Saúde e Lazer; Mobilidade, Transportes e Comunicações; e Cidadania, Autarquia e Transparência´”.

Os Webinars terão início às 21:30 horas, durarão cerca de uma hora e contarão com duas apresentações iniciais (apenas orais) de aproximadamente 10 minutos cada, seguidas de um período de discussão de 40 minutos. As sessões serão orientadas por um moderador.

Com o 1º Webinar, esta terça-feira, dia 11 de maio, dedicado ao tema «Criar uma cultura de cultura, eclética e democrática» pretende-se “problematizar e sugerir pistas para a promoção, internalização e generalização de uma cultura – valores, sentimentos, atitudes e práticas – favoráveis à criação e consumo de produtos culturais diversificados, sustentados (em) e incentivadores de valores e princípios democráticos; com enfoque em Abrantes, mas podendo alargar-se ao Médio Tejo. Em particular, merecem reflexão as dicotomias erudito-popular, moderno-tradicional, teórico-prático, mente (intelecto)-corpo (motor), nicho-massas, urbano-rural e local-global”.

Serão intervenientes neste Webinar Artur Marques, José Tavares e Ana Saraiva.

Artur Marques, natural de Abrantes, ator em séries, telenovelas e dobragens de animação, professor de Teatro Musical, fez o principal papel masculino num espetáculo de Teatro Musical em Londres e atuou em Portugal nos Teatros Rivoli, Politeama, Malaposta e Casino do Estoril, entre outros. Anteriormente, trabalhou durante 20 anos na Câmara Municipal de Abrantes, designadamente na Divisão de Cultura.

José Falcão Tavares, escritor, médico de família durante 37 anos no Centro de Saúde de Abrantes, reformado em Julho de 2019, natural e residente em Abrantes. Em 1986, fundou com outros colegas o Clube de Clínica Geral de Abrantes que teve vida curta. Deu origem ao único jornal de distribuição nacional com sede em Abrantes, o Médico de Família. Foi fundador deste em 1988, dirigindo-o até 1993. Escreveu 5 livros médicos, o primeiro dos quais ganhou o Prémio Bial de Medicina Clínica, na época o maior prémio médico em Portugal, e 2 livros de poesia. Aguarda publicação de A Biblioteca Ambulante, livro contendo entrevistas ao bibliotecário José Diniz, de poesia e de ficção.

Ana Maria Saraiva Neves, doutorada em antropologia (políticas e imagens da cultura e museologia), mestre em museologia e património, licenciada em antropologia pela Universidade Nova de Lisboa - FCSH. Investigadora do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), com investigação sobre identidade, património, museus, arquitetura popular, ruralidade e emigração. Realizou estudos e participou em projetos de valorização patrimonial em terrenos nacionais (e.g. aldeias de xisto na Serra da Lousã, Vila Histórica de Belver, aldeias de São Pedro do Sul e Lamego) e em França (Vale de Marne). Antropóloga no município de Ourém (entre 2001 e 2019), onde chefiou a Divisão de Ação Cultural, programou e dirigiu o Museu Municipal de Ourém (entre 2009 e 2019). Chefiou a Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo do município de Leiria (de dezembro de 2019 a agosto de 2020). Atualmente, desempenha funções na DGPC (Direção Geral do Património Cultural).

 

DATAS E TEMAS DOS WEBINARS

11 de maio de 2021: “Criar uma Cultura de Cultura eclética e democrática” (área de Cultura, Educação e Desporto)

18 de maio de 2021: “Defender o ambiente, a Natureza e as Vias de Comunicação” (área de Ambiente, Natureza e Turismo)

25 de maio de 2021: “Libertar a Iniciativa Criadora e Promover o Empreendedorismo” (área de Economia, Empreendedorismo e Emprego)

01 de junho de 2021: “Reabilitação Urbana, Património e Atração de Novos Habitantes” (área de Urbanismo, Habitação e Património)

08 de junho de 2021: “Potenciar a Qualidade de Vida nos Concelhos e Aldeias do Interior” (área de Social, Saúde e Lazer)

15 de junho de 2021: “O Contributo dos Transportes e Comunicações para a Coesão Social” (área de Mobilidade, Transportes e Comunicações)

22 de junho de 2021: “Autarquia orientada para os Cidadãos e Participação Democrática” (área de Cidadania, Autarquia e Transparência)

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB