Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Autárquicas/VN Barquinha: Cláudia Ferreira apresenta equipa da coligação PSD/CDS-PP

7/09/2017 às 00:00

A candidatura da coligação PSD/CDS-PP aos órgãos autárquicos de Vila Nova da Barquinha foi apresentada esta segunda-feira, em Tancos.

Cláudia Ferreira é a candidata à Câmara Municipal e “luta pela mudança”. Mas, como afirmou, “não por uma mudança tranquila, como foi anunciada pelo atual presidente da Câmara há quatro anos atrás, mas uma mudança profunda que só será possível com o envolvimento de todos nós para dar uma nova cara a este Concelho”.

A candidata pediu que tenham “confiança em mim para liderar este Concelho”. Falou do seu trabalho em prol das Associações a que pertenceu “e continuo a pertencer”, adiantando tê-lo feito “sempre de forma abnegada, não esperando nada em troca, a não ser o bem-estar social, cultural e a valorização do nosso Concelho”.

Cláudia Ferreira referiu ser importante “ter um concelho virado para as pessoas, apoiando a população mais idosa e dando oportunidade aos mais jovens de criarem aqui as suas raízes e, principalmente, de as manterem aqui”.

Nos objetivos da candidatura destacou-se ainda a importância de “incentivar o investimento local, criar novos postos de trabalho, incentivar à natalidade… pois só assim podemos ter um concelho a crescer e a evoluir e não a envelhecer”. A candidata também destacou a “qualidade de excelência” das escolas do Concelho. No entanto, frisou, “se não lutarmos e não tivermos estratégias para este decréscimo de população, em breve, com muita pena nossa, teremos escolas vazias”.

O Tejo e a ligação do concelho ao rio também não foi esquecida por Cláudia Ferreira. “Muito tristes ficariam os nossos antepassados se vissem como neste momento o tratamos mal. Como não cuidamos dele e como não fazemos investimentos para a sua dinamização”, declarou.

“Desde a saúde à segurança, do turismo às questões demográficas, ao ordenamento do território e florestas, até ao comércio e passando pelo meio empresarial, queremos deixar marcas, fazer a diferença e marcar pela diferença. (…) Queremos fazer com uma lógica de estratégia, de desenvolvimento sustentável, com visão de futuro”.

É intenção de Cláudia Ferreira de, “todos juntos, temos que pôr este concelho a mexer”.

A candidata terminou o seu discurso parafraseando uma letra do Grupo Folclórico “Os Pescadores” de Tancos, do qual é presidente: “Rodando, salteando e valseando, fazendo crescer em todas as direções”.

Presença notada no jantar, devido ao seu afastamento da vida política, foi a de Hermínio Martinho. Natural de Tancos, o engenheiro agrónomo e fundador do Partido Renovador Democrático (PRD) começou por recordar a infância e juventude passada naquela mesma casa, “que era do meu avô”, referindo-se ao restaurante Almourol, onde decorreu o jantar. Explicou que foram “razões familiares” que o levaram a estar presente pois é primo da candidata.

“A família é a base essencial de tudo na vida. Aliás, hoje atravessamos alguns problemas porque esses problemas começam nas famílias”. O facto de na sala haver muita juventude também foi destacado como um “fator muito importante desta candidatura”.

“Para se ser presidente, é preciso ter ideias, ter projetos, ter qualidades… e tu tens muitas qualidades, Cláudia”, afirmou, convicto, justificando com o facto de Cláudia Ferreira ter sido militar durante “longos anos”. “Os militares são pessoas que têm o espírito de missão, que sabem construir e concretizar projetos, e essa coisa de cumprir o dever, é algo que os políticos e quem está na atividade pública deviam ter todos”.

Acrescentou também a ligação da candidata a atividades culturais, sociais, “àquilo que é mais importante e que tem que ver com as pessoas, com aquilo que é servir”. Hermínio Martinho terminou, dirigindo-se a Cláudia Ferreira, dizendo que “seriedade, cumprir o dever, honra na palavra, questões sociais, questões culturais… portanto, tu tens todas as condições para teres sido escolhida, para seres uma excelente candidata e talvez até tenhas, com este teu passado e com esta tua experiência, melhores condições para seres presidente do que para ser candidata”.

Presentes também no jantar de apresentação da candidatura estiveram os deputados Nuno Serra (PSD) e Patrícia Fonseca (CDS-PP), bem como o presidente da distrital centrista, José Vasco Matafome.

Na cerimónia foram ainda apresentados os restantes candidatos aos órgãos autárquicos de Vila Nova da Barquinha.

Seguem Cláudia Ferreira na lista à Câmara Municipal, Ana Paula Pinto, António Pereira, Susana Figueiredo e Henrique Ferreira.

A lista para a Assembleia Municipal é encabeçada por Nuno Gomes, seguido por Eduardo Oliveira, José António Salvado, João Paulo Conceição, Maria Helena Tavares, José Aparício, José Calado, José Goulart e António José Romão.

No que diz respeito às quatro freguesias do Concelho, a coligação apresenta Sérgio Martinho (33 anos, eletricista ferroviário) para a Junta de Vila Nova da Barquinha, Susana Bernardo (39 anos, caixa administrativa) para a Junta de Atalaia, Manuel Morgado (63 anos, empreiteiro), para Praia do Ribatejo e Jorge Carameia (45 anos, engenheiro informático) para Tancos.

A cabeça de lista à Câmara da Barquinha, Cláudia Ferreira, tem 45 anos, natural e residente em Tancos. Casada, mãe de dois filhos, licenciou-se em Ciências da Educação na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa.

Durante 10 anos desempenhou funções no Exército Português como Sargento. Desde 2007 desempenha funções no Centro de Acolhimento Temporário em Praia do Ribatejo, resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, fazendo parte da Equipa Técnica desta instituição.

É atualmente presidente do Grupo Folclórico “Os Pescadores” de Tancos, é secretária da associação de cariz social “Flor da minha terra”, de apoio à terceira idade, tendo sido também, durante oito anos, presidente da Associação de Pais de Tancos.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB