Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Bombeiros criam posto avançado e centro de treinos em S. Domingos (Carvalhal) (c/áudio)

19/07/2025 às 10:30

A antiga escola primária da aldeia de S. Domingos, pertencente à freguesia de Carvalhal, bem no norte do concelho de Abrantes foi cedida à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA). O protocolo de cedência aconteceu no pátio da antiga escola, futuro posto avançado da corporação de Abrantes.

Menos de um mês depois da abertura do posto avançado de socorro em Tramagal, a estratégia da AHBVA continua a sair do papel para o terreno, com a criação de condições para umas instalações que vão ter, depois das obras de requalificação do edifício, várias funcionalidades.

O edifício precisa de uma intervenção, mas tem uma sala, sanitários e condições para criar balneários, e ainda um espaço envolvente que permite uma mão-cheia de atividades da corporação que, desta forma, podem saltar do quartel, no meio da cidade, para uma zona mais afastada.

Este edifício vai possibilitar, de acordo com João Furtado Pereira, presidente da direção da AHBVA, criar um polo de formação interno e externo, um campo de treino, para a área florestal e rodoviária, pode ser um posto logístico para ocorrências no norte do concelho e, no futuro será o posto avançado de socorro para o norte do concelho.

João Furtado Pereira disse que este é mais um investimento no quadro de ação da Associação e que a mesma não irá reduzir a capacidade operacional da sede. Num concelho como Abrantes com tempos de resposta nalguns casos de 40 minutos é importante reduzir esses tempos para melhor socorrer as populações.

 

João Furtado Pereira

Depois de S. Domingos falta agora concretizar a estratégia para o sul do concelho, em Bemposta, com a instalação de um posto de socorro de proximidade.

Já Manuel Jorge Valamatos deixou a nota que sair para um incêndio do norte do concelho que “é sempre algo que nos preocupa” tal como o que aconteceu esta quinta-feira, com um alerta de incêndio rural na estrada que liga Sentieiras (de S. Vicente) a Carvalhal. “Felizmente correu tudo bem” disse o autarca que insistiu em ter uma resposta mais rápida para acorrer às necessidades do norte do concelho.

Depois, notou, a escola carece de obras, mas essa gestão será feita pela AHBVA. Trata-se, frisou Manuel Jorge Valamatos, de um edifício com história que ganha nova vida e nova utilidade.

 

Manuel Jorge Valamatos

O comandante dos Bombeiros de Abrantes, António Manuel de Jesus, esteve presente neste ato e explicou à Antena Livre o que é que vai permitir, no futuro este edifício. E disse que, deste ponto de vista, é muito mais do que um campo de treinos ou uma sala para reuniões. No caso de uma ocorrência de dimensão considerável pode acolher a logística de um posto de comando on então uma área de repouso e alimentação para os operacionais.

António Manuel Jesus

Na quinta-feira, após almoço e antes da assinatura deste protocolo os bombeiros foram chamados para um incêndio algures entre Sentieiras e o Carvalhal. O incêndio foi dominado em cerca de uma hora, mas a forma como deflagrou assustou o comandante dos bombeiros. Só que a intervenção musculada de mais de 20 viaturas e 100 operacionais com apoio de três meios aéreos permitiu debelar as chamas rapidamente.

Mesmo assim António Manuel Jesus disse que já ardeu mais este ano do que em 2023 e 2024, fruto de um incêndio em Água Travessa, outro em Mouriscas e agora este nas Sentieiras.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB