Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

CDU: Incêndio de Abrantes “tem responsáveis políticos” - COM SOM

16/08/2017 às 00:00

A CDU de Abrantes afirma em comunicado que o incêndio que assolou o concelho entre os dias 9 a 12 de agosto tem responsabilidade política.

No documento, a Coligação Democrática Unitária afirma que “há mais de 2 anos que a CDU previa que uma situação destas pudesse acontecer quando começou a assistir a pedidos de plantações e replantações de milhares de hectares de eucaliptos. A CDU votou sempre contra estas plantações por não haver qualquer informação sobre o local, nem sobre da adequação destas plantações. Isto não impediu que a maioria PS que governa o Município tivesse aprovado TODOS os pedidos destas plantações de forma cega e sem qualquer critério”.

No comunicado, a CDU recorda a última Assembleia Municipal onde referem que “a Sr.ª Presidente apresentou um mapa da mancha florestal do Concelho e muitos dos eleitos aperceberam-se do barril de pólvora, da gravidade e da ameaça a que Abrantes estava exposta. Portanto, a tragédia que assolou o Concelho para além de ser previsível tem responsáveis políticos”.

“Nunca nestes anos vimos a maioria PS a insurgir-se, a mostrar apreensão, preocupação ou a denunciar esta realidade. Assistimos sim à sua colaboração com o lobby das celuloses, remetendo para segundo plano o interesse e a segurança das populações”, pode ler-se no mesmo documento.

“Surgem agora rumores de que os incêndios poderão ter mão criminosa. É possível. Mas seja qual for a origem dos incêndios exige-se a um executivo camarário responsabilidade e competência para assegurar condições mínimas de controlo, evitando assim que um qualquer incêndio progrida desta forma, atravessando o Concelho de norte a sul sem que haja condições para o deter”, finaliza a estrutura partidária.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB