Abrantes já tem cheiro a Natal. A Torre que é, por esta altura transformada na gigante Árvore de Natal já acendeu. A restante iluminação acende dia 6.
Mas pelo Centro Histórico da cidade este sábado as cores de Natal invadiram as ruas e, principalmente, o Jardim da República. É ali que está o mercadinho de Natal, a pista de gelo e o carrossel parisiense.
Mas o Pai Natal chegou à Praça Barão da Batalha, para alegria da criançada, que tinha à sua espera um pequeno espetáculo com a “Mãe Natal”, as duendes bailarinas, o Olaf, a Rena Rudlfo e o Stitch.
Entre música e animação, houve ainda tempo para neve artificial e para o contacto dos mais pequenos com o Pai Natal que após receber a chave da sua casa, pelas mãos do presidente da Câmara, rumou ao Jardim da República para se instalar.

Manuel Jorge Valamatos, aos jornalistas, destacou o arranque das festividades no seu concelho. “Ao exemplo dos últimos anos, procuramos trazer aqui ao centro histórico, aqui ao centro da cidade, ao centro do concelho, um conjunto de atividades de animação, de música, de entretenimento de vários equipamentos, nomeadamente a questão da pista de gelo, o carrossel, os mercadinhos de Natal”, destacou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, logo após o espetáculo dedicado aos mais novos.
O autarca destacou que há o objetivo de “trazer animação e atividades para alegrar a vida das nossas crianças, o dia a dia das nossas crianças, nesta época festiva, que é tão importante para as famílias portuguesas.”
Neste dia 1 de dezembro só a Torre de Abrantes ficou iluminada, transformada numa megaárvore de Natal, com milhares de lâmpadas led. A restante iluminação vai ser ligada a 6 de dezembro. Questionado sobre esta questão o autarca disse que houve atrasos da empresa por causa dos prejuízos da depressão Cláudia. “Hoje vamos acender a nossa torre, que é um elemento central e só depende de nós do município. O resto da luz de Natal, até dia 6 de dezembro, ficará tudo instalado, obviamente que a cidade ficará mais bonita, mas são questões técnicas. A depressão Cláudia deixou aqui um rasto de destruição significativa em questões estratégicas das empresas que colocam a iluminação e aqui Abrantes também sofreu um bocadinho esse impacto. Não abrimos hoje, abrimos algumas luzes hoje, abrimos a nossa torre, que é importante, e até dia 6 vamos repor toda a iluminação como habitualmente aqui na nossa cidade.”
Este ano volta a haver sorteio de Natal, numa organização da Associação Empresarial e Comercial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei. E não é apenas no centro da cidade, é no comércio tradicional de todo o concelho. O presidente da vincou que no ano passado os cupões depositados no sorteio indicaram mais de um Milhão de Euros de compras feitas. Este ano há a expetativa de que o valor volte a aumentar.
Nota ainda para a parceria com empresas florestais que permitem a quem quiser passar junto ao Posto de Turismo e levar um pinheiro para casa, por forma a ornamentar a Árvore de Natal. “Temos ali muitos pinheiros para oferecer de várias dimensões e isso é feito de forma regulada, de forma controlada e ajuda o ambiente e obviamente que todos aqueles que desejam ter a sua árvore de Natal. Temos as empresas a fornecer-nos estas árvores, porque fazem os cortes devidamente corretos. É um bocadinho de esforço para diminuir a pegada do carbono e assim, utilizando as árvores naturais, seguramente estamos a ajudar a que isso aconteça”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Até janeiro, o município de Abrantes promove múltiplas atividades para todas as idades, incluindo oficinas temáticas na Fábrica de Natal, uma exposição de presépios no Welcome Center entre terça-feira e 06 de janeiro, além da festa jovem “O Som deste Natal”, na sexta-feira da próxima semana, no Mercado Municipal.
Em 06 de dezembro, além de uma “cãominhada”, haverá sessões infantis na Bebeteca e o espetáculo “A História En’Cantada do Natal”.

Também nesse dia serão acesas as luzes de Natal no centro histórico, que incluem uma árvore luminosa instalada na torre de telecomunicações do Alto de Santo António. Com 90 mil lâmpadas e 1.800 metros de tubo luminoso, a estrutura tem 75 metros de altura e será visível a mais de 25 quilómetros, funcionando até 06 de janeiro.
A iluminação de Natal engloba 23 ruas, largos e praças do centro histórico, três rotundas principais e seis edifícios municipais, incluindo a Câmara Municipal, Mercado Municipal, Biblioteca António Botto e o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.
O programa infantil prossegue ao longo do mês, com diversos espetáculos na Praça Barão da Batalha e no centro histórico.
O Concerto de Natal realiza-se em 14 de dezembro, na Igreja de São Vicente, com o Orfeão de Abrantes e o Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide.
Paralelamente, a cidade promove o Sorteio de Natal, dinamizado pela Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, com apoio do município.
A iniciativa decorre entre segunda-feira e 06 de janeiro de 2026 e destina-se a todos os consumidores que realizem compras nos 73 estabelecimentos aderentes, recebendo cupões por cada 10 euros gastos, até ao limite de seis cupões por compra. O sorteio realiza-se em 10 de janeiro de 2026, com prémios no valor total de 3.250 euros, distribuídos em 20 vales de compras.
Dentro das ações de dinamização e envolvimento comunitário, realiza-se também a iniciativa “Agora, Vote na Magia do Natal”, igualmente entre segunda-feira e 06 de janeiro, permitindo aos cidadãos eleger ‘online’ o estabelecimento mais representativo do espírito natalício da cidade. Participam os mesmos 73 estabelecimentos aderentes, sendo o prémio um vale de 100 euros para compras na plataforma agora.abrantes.pt.
A passagem de ano está marcada para a Praça Barão da Batalha, a partir das 23:00, com animação musical de Rasilmar e Danni Vita, e a 10 de janeiro realiza-se o concerto de Ano Novo, na Sociedade Artística Tramagalense, com o grupo Tune Up Voices.
Galeria de Imagens