Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Incêndio/Mação: António Filipe, do PCP, compromete-se a acompanhar a situação

3/08/2017 às 00:00

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 2 de agosto, o deputado António Filipe, do PCP, reuniu com o presidente Vasco Estrela e o vereador António Louro, no Salão Nobre da Câmara de Mação.

António Filipe fez-se acompanhar pela candidata à Câmara de Mação pela CDU, Fátima Pereira, por Carlos Filipe, candidato à Assembleia Municipal e Júlio Pires, membro do Partido Comunista.

Em declarações à Antena Livre, António Filipe explicou que tomaram a iniciativa de ter esta reunião de trabalho com Câmara Municipal de Mação, "naturalmente com consciência da gravidade do incêndio que aqui ocorreu”, tendo em conta, também “os prejuízos que foram aqui causados à economia e às populações do Município”.

“Pedimos à Câmara que nos recebesse para podermos ter, da sua parte, o ponto de situação possível relativamente a esta matéria, manifestar o nosso empenho na Assembleia da República e contribuir com o nosso esforço para que se encontrem soluções que permitam, de facto, reforçar as condições de apoio às populações e à economia afetada”, explicou o deputado.

António Filipe afirmou que durante a reunião obteve por parte da Câmara de Mação, outra “situação existente neste momento e o diagnóstico de outras situações mais graves”. “Fomos informados do pedido que a Câmara Municipal fez ao Governo para que seja declarado o Estatuto de Calamidade Pública, aqui na área do Município”, aluiu.

Relativamente à autarquia pedir o Estatuto de Calamidade Pública, o deputado transmitiu que “a nossa opinião é que essa declaração seria inteiramente justificada”, no entanto, refere que este assunto é “da competência do Governo e não da Assembleia da República”.

“Manifestamos também a nossa disponibilidade para que o programa legislativo, que esperamos que seja aprovado em setembro, que é feito a pensar no apoio às vítimas do incêndio que ocorreu no Pedrogão Grande, não deixe ficar para trás as populações de Mação que foram afetadas” afirmou António Filipe.

O deputado do PCP refere ainda o facto de no incêndio de Mação ter sido “possível evitar a perda de vidas”, mas esclarece que existe “uma economia afetada, pessoas que foram afetadas nos seus haveres e nos seus meios de subsistência”. António Filipe afirma que “essas pessoas não podem deixar de ser apoiadas”, e que os “mecanismos que forem encontrados” não podem deixar de ajudar as populações de Mação.

Questionado sobre as falhas do SIRESP, António Filipe diz que “importa verificar é se temos um sistema de emergência que funcione, porque se não temos, temos que encontrar outra solução”. No entanto, o deputado adianta que é necessário esperar pelas “averiguações que estão a ser feitas na sequência dos incêndios do Pedrogão e outros, como o caso de Mação”, para se poder tirar conclusões sobre essa matéria.

“Nós precisamos de um sistema de emergência, mas um sistema que não falhe quando há emergência”.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, explicou à Antena Livre que o deputado António Filipe “veio demonstrar a sua solidariedade com o concelho de Mação”, devido à tragédia que atingiu este concelho, e também demonstrar “disponibilidade nas iniciativas que venham a surgir no sentido do concelho de Mação não voltar a passar por situações deste género”.

Vasco Estrela referiu ainda o apoio prestado pelo deputado, apesar de não depender deles para a “nossa intenção que Mação seja declarado com o Estatuto de Calamidade Pública”.

Considerou uma reunião produtiva, tendo em conta que “explicámos o nosso ponto de vista e aquilo que tinha acontecido, aquilo que correu menos bem”. 

O autarca disse ainda que partido demonstrou sensibilidade com as “consequências nefastas para este concelho no presente e no futuro”.

“Quiseram saber a nossa visão sobre o que tinha acontecido. No fundo, tentar saber as razões e como tudo aconteceu”. Vasco Estrela refere que a reunião também foi importante para “todos refletirmos um bocadinho sobre o que está a acontecer em termos de incêndios florestais no país, neste Verão”.

“Foi uma reunião que deu para pensar que sociedade é esta que estamos a construir, que interior é este, como é que as pessoas se podem sentir seguras para qui estarem”, aluiu o autarca.

Vasco Estrela finalizou explicando que o PCP assumiu o “compromisso de acompanhar esta situação, de acompanhar a população do concelho de Mação”.

Fátima Saraiva_Estagiária ESTA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB