O PSD anunciou hoje a candidatura do professor José Horta da Luz, de 58 anos, à Câmara Municipal de Constância nas próximas eleições autárquicas, apontando a um “programa ambicioso” para “garantir qualidade de vida” para todos.
“Constância precisa de uma liderança determinada, que una a população em torno de objetivos claros: criar oportunidades, cuidar do património, proteger o ambiente e garantir qualidade de vida para todos. É isso que o PSD e a nossa equipa se propõem a fazer”, disse hoje à agência Lusa o cabeça de lista do PSD àquele município do distrito de Santarém.
Professor desde 1997, dirigente associativo e empresário da comunicação social e jornalista da imprensa regional de 1990 a 2002, José Luz, em comunicado, afirma estar a construir um “programa ambicioso” para “devolver a Constância a energia, a vitalidade e o prestígio que merece”.
O plano, salienta, “assenta em trabalho, planeamento e visão estratégica para transformar o concelho num território mais dinâmico, competitivo e atrativo para viver, investir e visitar”.
Entre as medidas que o candidato do PSD elenca como prioritárias, destacam-se o desenvolvimento económico e emprego, a revitalização urbana, ambiente e qualidade de vida, património e cultura, educação e ação social, saúde, segurança e proteção civil e mobilidade elétrica.
Um dos principais objetivos enunciados passa por “negociar contrapartidas voluntárias com a Altri [empresa detentora da fábrica do Caima em Constância] para financiar uma nova travessia sobre o Tejo e/ou outras medidas de responsabilidade social”, assim como “criar incentivos fiscais e logísticos para empresas no Parque Industrial de Montalvo” e “implementar uma estratégia de fixação de jovens e empresas para travar a desertificação”, avançou.
“O PSD apresenta-se como a alternativa capaz de honrar a história de Constância e de projetar o seu futuro, com medidas concretas e uma gestão próxima, transparente e responsável, democrática e sem derivas populistas”, declarou José Luz.
O PS detém a maioria no executivo municipal de Constância, com quatro eleitos nas últimas autárquicas (58,7% dos votos), tendo a CDU um vereador (28,2%). Em 2021 eram 3.320 os eleitores inscritos.
Além de José Luz, pelo PSD, também a CDU já anunciou que o cabeça de lista à Câmara de Constância é João Pedro Céu, 60 anos, professor, a par do Chega, que candidata Fernando Guedes, engenheiro mecânico, de 61 anos.
O jurista Sérgio Oliveira, de 39 anos, também já anunciou a recandidatura pelo Partido Socialista (PS) ao cargo de presidente da Câmara de Constância nas autárquicas deste ano, com o objetivo de exercer um terceiro e último mandato.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa