Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: CDU exige ponderação e medidas concretas de ordenamento florestal

16/10/2018 às 00:00

A CDU Mação “entende que o concelho tem direito a exigir ao governo central apoio idêntico ao dado a outros concelhos que sofreram perdas com os incêndios mas tem igualmente a obrigação de evitar a exposição do concelho a semelhantes perigos”.

Em comunicado, a CDU Mação informa que “concorda e apoia” a Moção aprovada por unanimidade na última Assembleia Municipal, “que repudia uma alegada “discriminação” nos apoios ao município afetado pelos incêndios de 2017, e incentivando o presidente da Câmara a recorrer ao tribunal”.

A CDU Mação entende que o concelho tem direito a exigir ao governo central apoio idêntico ao dado a outros concelhos que sofreram perdas com os incêndios mas tem igualmente a obrigação de evitar a exposição do concelho a semelhantes perigos”. Assim sendo, a CDU Mação “esperava, por parte da maioria PSD, uma estratégia de ordenamento florestal que contribuísse decisivamente para que Mação não voltasse a passar pela aflição vivida no ano passado e em anos anteriores.

Constata a CDU que tal não só não acontece, como assiste a uma aprovação desenfreada por parte da maioria PSD de dezenas de processos de plantações de eucaliptos no concelho.

A CDU, à semelhança do que defende em outros concelhos, não é contra a plantação de eucaliptos desde que esta seja feita de forma ponderada e inserida num processo de ordenamento florestal. Plantar eucaliptos de forma indiscriminada, leva-nos a temer que a curto/médio prazo Mação voltará a enfrentar o drama dos incêndios com eventuais consequências dramáticas", lê-se no comunicado.

Os comunistas vêm assim “exigir desta maioria PSD ponderação e medidas concretas de ordenamento florestal para que, ainda que não seja possível evitar os incêndios, seja possível evitar que este flagelo volte a tomar proporções gigantescas como as de 2017 e evitar pôr em perigo os maçaenses e os seus bens”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB