Antena Livre
Deseja receber notificações?

Autárquicas 2025: Mação foi a surpresa e vira às cores do PS (c/áudio e resultados)

14/10/2025 às 16:30

Em Mação havia uma dúvida neste ato eleitoral entre os dois maiores partidos, mesmo com uma maior vantagem social-democrata trazida de 2021. Mas António Louro, vice-presidente, deixou a autarquia e depois Vasco Estrela seguiu outra via profissional. Ficou Margarida Lopes a assumir a presidência com o candidato do PSD a ser José António Almeida. O PS avançou, cedo, com José Fernando Martins, presidente de Junta de Freguesia de Mação, Aboboreira e Penhascoso nos últimos 12 anos, a perceber a janela de oportunidade na mudança de ciclo.

O PSD até ganhou a Junta de Freguesia de Envendos ao PS. O PSD ganha a Assembleia de Freguesia com 50,29%, mas o PS ganha para a Câmara Municipal com 55,24%.

E se em Ortiga (PS) e  Amendoa (PSD) as vitórias foram por menos de dez votos, em Mação e Carvoeiro a vitória socialista foi por números mais expressivos. De notar que na União de Freguesias, Daniel Jana, consegue um resultado mais elevado do que em 2021. O PS passa de cinco para seis eleitos indo buscar um eleito ao PSD. De notar que o movimento Todos Juntos Por Mação não conseguiu eleger ninguém para a maior freguesia do concelho. NEsta freguesia registou-se ainda a maior diferença de sempre entre os dois partidos mais votados.

No final, no total do concelho o PS consegue 51,01% e a maioria absoluta contra 34,09% do PS. Em 2021 o PSD encaixou 2.647 votos contra 1.090 do PS. O tabuleiro mudou completamente no domingo com o PS a conquistar 2.194 votos e o PSD a baixar para 1.466.

Havia ainda expetativa sobre o movimento Todos Juntos Por Mação, liderado por Carlos Pedro, que não foi além de 6,74%, à frente de CHEGA (4,49%) e CDU 1,21%).

O movimento independente consegue apenas um eleito para a Assembleia Municipal que pode ser o fiel da balança do mandato, já que, contas feitas com os presidentes de junta, PS e PSD têm dez deputados municipais cada um. E depois têm um eleito na Assembleia de Freguesia de Cardigos.

Nas primeiras declarações como presidente da Câmara Municipal de Mação eleito, José Fernando Martins disser ser o culminar do trabalho desenvolvido ao longo dos anos e também “uma emoção com as pessoas que decidiram votar.” E depois disse não ter palavras para o sentimento naquele momento porque “são 50 anos e quebramos as barreiras. Agora, para já é comemorar.”

O ainda presidente da União de Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso em final de mandato manifestou regozijo com a vitória do socialista Daniel Jana e lamentou a perda de Envendos para o PSD. “Esta União de Freguesias ajudou-me muito a vencer esta eleição para a Câmara Municipal fruto do trabalho feito nos últimos 12 anos.”

     

José Fernando Martins | presidente CM Mação eleito

O novo executivo de Mação passará assim a ser liderado por José Fernando Martins, com Pedro Fernandes, Vanda Serra (PS) e José António Almeida e Margarida Lopes (PSD). 

 

JF Amêndoa | Filipa Garcia | PSD

 

JF Cardigos | Nuno Tavares | PSD

 

JF Carvoeiro              | Carla Martins | PSD

 

JF Envendos               | Miguel Alves Matos |PSD

 

JF Mação, Aboboreira e Penhascoso|Daniel Jana | PS

 

JF Ortiga | Rui Dias | PS

 

Nuno Neto presidente Assembleia Municipal de Mação

Nuno Neto, Cláudia Cordeiro, Luís Matos, Carla Loureiro, César Estrela, Margarida Martinho, Gustavo Gaspar e Teresa Matos (PS); José Saldanha Rocha, Duarte Marques, Vera Silva, Pedro Jana, Francisco Correia e Catarina Martins (PSD); Domingos Alves (TJPM).

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB