Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Nome do Parque de Campismo de Ortiga gera discórdia na Assembleia

21/12/2018 às 00:00
Parque de Campismo é contíguo ao espaço balnear

A atribuição do nome do ex-vereador, João Matias Rito,  ao Parque de Campismo de Ortiga gerou discórdia na última Assembleia Municipal de Mação, realizada na terça feira, dia 18 de dezembro.

 

Antes da ordem do dia, a recomendação à Câmara de Mação surgiu por parte da bancada do PSD pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por João Matias Rito em prol da freguesia de Ortiga e do concelho.


Serra Ferreira (PSD) procedeu à leitura da proposta e elencou os motivos que sustentavam a proposta da bancada: “É nossa obrigação saber reconhecer quando há desempenhos que merecem ficar registados simbolicamente (…) um desses exemplos é o de João Matias Rito que dedicou uma boa parte da vida para contribuir em prol do bem comum, essencialmente ao nível do associativismo”.


Assim, proponho que a Assembleia Municipal recomende à Câmara Municipal de Mação que atribua o nome de João Matias Rito ao Parque de Campismo Municipal de Ortiga, onde também teve influência decisiva na sua construção”, fez notar o deputado.

 

Deputados PS e PSD

 

Na sessão da Assembleia Municipal, Rui Dias, presidente da Junta de Freguesia de Ortiga (PS), mostrou-se contra a proposta tendo lembrando a recente polémica que surgiu na alteração da toponímia da Rua das Fábricas para homenagear Manuel Rosa Eusébio, tendo sido revertida em abaixo-assinado pela população.


O presidente da Junta salientou que “no ano passado, a mudança de uma rua deu uma polémica louca. Só há duas ruas com nome de pessoas” e vincou que “a proposta tem que ser discutida na Assembleia de Freguesias”.


Já o deputado João Filipe (PS) referiu que apesar de João Rito ter feito um bom trabalho, esta proposta deveria ser consultada “pelos órgãos autárquicos competentes”.


O deputado recordou que existiram “muitas outras pessoas” que tiveram um papel muito importante para a freguesia, mas que ficaram no anonimato.


Por sua vez, o deputado Duarte Marques (PSD) referiu “que a Junta de Freguesia deve ter uma palavra fundamental na toponímia das praças e dos largos”. No entanto, lembrou que o trabalho de João Rito, enquanto vereador, foi importante para a existência do Parque de Campismo naquela localidade.


Já Vasco Estrela, presidente do Munícipio de Mação, disse que a Câmara vai analisar a proposta, ainda que seja responsabilidade do executivo municipal, e não da Junta de Freguesia, mas referiu que dentro do que for definido na Câmara deverá ser auscultada a Junta de Freguesia de Ortiga.

A proposta foi aprovada por maioria para ser admitida à Câmara, tendo contado com oito abstenções por parte da bancada do PS.



Nélio Dias

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB