Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Moradores queixam-se de maus cheiro e eventuais descargas de águas residuais em ribeira (c/áudio)

22/10/2025 às 18:09
Fotos: DR

Há uma pequena ribeira junto à Praceta Columbano, nas traseiras da urbanização junto do Quartel dos Bombeiros de Abrantes (urbanização da Samarra), que tem apresentado, nos últimos dias, sinais de poluição ou de descargas ilegais.

Esta é uma situação que não é nova e de tempos a tempos vai-se repetindo o que causa apreensão e preocupação junto dos moradores daquela zona da cidade.

Um dos moradores denunciou o caso aos Serviços Municipalizados de Abrantes referindo que é “frequentemente local de despejos de águas residuais (esgoto), sem que alguém ou alguma entidade faça a devida identificação dos responsáveis, ou solucione o problema.”

Um dos moradores, João Damásio deu conta que, há vários anos que tentou a resolução desta situação, junto do presidente da junta de freguesia e da PSP, divisão do ambiente, “sem sucesso.”

O mesmo habitante revela que a ribeira não foi alvo de limpeza na sua totalidade, “sendo comum e habitual a visualização de ratazanas nos espaços contíguos à mesma.” Por isso apelou também à intervenção dos SMA para fazer a “desratização do espaço.”

À Antena Livre João Damásio disse que o problema identificado nunca teve solução. E indicou que se trata de uma ribeira que se alimenta principalmente das águas pluviais, oriundas do bairro da Encosta da Barata. Até à praceta o transporte dos líquidos é feito por manilha, ficando ali exposta a céu aberto, o que torna visível este problema que os moradores receiam possa ser um caso de saúde pública.

O mesmo cidadão diz que com as chuvas o problema minimiza, uma vez que a água acaba por limpar a ribeira, mas, por vezes, “é mesmo nestas alturas que aproveitam para fazer as descargas maiores.”

A Antena Livre contactou a PSP, através de email, no sentido de saber quais a diligências efetuadas, mas não obteve resposta até este momento.

No seguimento do esclarecimento desta situação a Antena Livre contactou os Serviços Municipalizados de Abrantes, para onde foi feita a denúncia.

Esta quarta-feira o diretor-delegado dos SMA, Ricardo Aparício, confirmou que os serviços receberam a queixa e que, de imediato contactaram a Abrantaqua, empresa que tem a concessão para a gestão de toda a rede de saneamento básico no concelho de Abrantes. Os técnicos, ao que nos foi dito, andaram no terreno no sentido de perceber a origem daquelas águas, não tendo, até ao momento qualquer evidência ou suspeita da sua origem.

Ricardo Aparício diz que é inegável o que está visível, que todos os pontos da rede de saneamento foram verificados e não existe nenhum constrangimento.

Neste sentido, tanto a empresa concessionária como os SMA vão continuar atentos no sentido de perceber a origem das águas, se vêm da rede ou de alguma descarga ilegal que possa ser feita e que vem desembocar aquela ribeira.

Quanto à desratização do espaço, como explica o diretor-delegado, é uma situação que é normal ser feita pela Abrantaqua por isso vai ser passada essa indicação.

Ricardo Aparício, diretor-delegado SMA

O responsável pelos SMA diz que vão continuar a tentar localizar a origem do problema no sentido de solucionar esta situação que causa transtorno à população, principalmente aos residentes naquele local.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB