Município Abrantes
PUB

Município de Abrantes é piloto com novo Espaço Empresa

5/06/2017 às 00:00

O Ministro da Economia, o secretário de Estado da indústria e a secretária de Estado da Modernização Administrativa visitaram e inauguraram hoje o Espaço Empresa de Abrantes, que passou a funcionar no edifício do atendimento geral da Câmara Municipal, na praça Raimundo Soares.

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, explicou que “o Espaço Empresa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia e do Ministério da Administração Administrativa. Trabalhámos em conjunto neste projeto e fomos envolvendo outras instituições de outros Ministérios, desde o Ministério do Ambiente ao das Finanças, ao da Justiça, entre outros”.

“O que queremos fazer com este projeto é permitir às empresas que querem investir e que querem continuar com a sua atividade, terem um ponto único de acesso ao Estado e às instituições públicas a nível local, em que possam resolver os problemas. Resolver os problemas de licenciamento, de investimento, mas também terem acesso à informação sobre os incentivos que existem. Quer os incentivos a nível municipal, de fundos comunitários, quer também as linhas de crédito que existem”, referiu o governante.

Fazendo referência ao Município de Abrantes, Manuel Caldeira Cabral avançou que quando os Ministérios pensaram iniciar o projeto entenderam que Abrantes teria de estar “envolvido” como Município piloto e “de facto, a resposta da Câmara foi também fantástica”.

“As Câmaras Municipais têm hoje uma atitude proativa. São um parceiro essencial das empresas e têm de ser um parceiro do Estado Central para que em conjunto, descentralizando e articulando o que é necessário, se possa trabalhar melhor, dar serviços públicos de melhor qualidade e que facilitem a vida às empresas, que lhes permitam ter acesso aos apoios que existem”, salientou o Ministro.

Já Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, reforçou o facto de o Município ter sido piloto com o novo Espaço Empresa: “Nós entendemos, e entendem também os nossos colaboradores, que é fundamental podermos estar na linha da frente, para facilitar o trabalho da Autarquia e para podermos estar mais próximos dos cidadãos, e isso é essencial”.

“No fundo o que estamos a fazer é a integração do Espaço Empresa naquilo que é uma forma de trabalhar com o Espaço de Cidadão, o CIAC e com todos os projetos que fomos conseguindo abraçar”, fez notar.

Maria do Céu Albuquerque dirigiu-se aos colaboradores da Câmara, dando conta que os mesmos sentiram a integração do Espaço Empresa nos serviços da Autarquia como um “desafio".

"Os nossos colaboradores sabem que não podem ficar acatitados aos seus conhecimentos. Todos os dias estão aprender coisas novas para se poderem superar a si próprios”, aludiu. 

“Nós entendemos que hoje as Autarquias têm de ser muito mais do que meros instrumentos do território. Assumimos uma multiplicidade de papéis que temos de saber articular (…) Temos de ser parceiros das empresas, porque são elas que criam riqueza”, acrescentou ainda a autarca.

O Espaço Empresa é um balcão único de atendimento, dedicado às empresas que consagra uma medida inscrita no programa “Simplex+” assente num modelo de atendimento multicanal: presencial, digital, digital assistido e telefónico e que resulta de uma parceria entre várias entidades Administração Pública Central, a AMA, o IAPMEI, o AICEP e as autarquias locais e Comunidades Intermunicipais.

Este projeto surge com o objetivo de colmatar um conjunto de constrangimentos e dificuldades identificados pelo Governo, no âmbito do atendimento aos pequenos investidores e empresários, nomeadamente no que se refere ao acesso à informação e à prestação de aconselhamento, não havendo até à data um ponto único de ligação entre o Estado e as empresas. Um empresário que se ali se dirija tem alguém que o atende, mas tem sobretudo um 'back-office' capaz de lhe dar um conjunto de respostas, sobre licenciamentos, sobre sistemas de incentivos, entre outros serviços, pode ler-se na informação. 

Nesta fase piloto será instalado o Espaço Empresa em Leiria e nos municípios de Abrantes, Ansião, Porto de Mós, Tomar e Torres Novas.

Esta nova valência vem juntar-se ao programa municipal “Abrantes Invest”, em vigor desde o início de 2017 e pretende criar condições para atrair e fixar mais empresas, mas também para estimular e apoiar novos investimentos por parte das empresas “residentes” no concelho.

Na foto principal: Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, secretário de Estado da indústria, João Vasconcelos, secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes e a equipa dos serviços camarários

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB