Antena Livre
Deseja receber notificações?

Autárquicas 2025: PS de Mação apresentou cabeças de lista às Autárquicas (C/ Áudio)

28/07/2025 às 15:01

O calor que se fez sentir na tarde de sábado não afastou as pessoas que quiseram marcar presença no Largo da Liga, em Ortiga, para assistir à apresentação oficial dos cabeças de lista do Partido Socialista às eleições autárquicas no concelho de Mação.

Carla Loureiro, presidente da Comissão Política Concelhia do PS Mação abriu as intervenções. Disse o que pretende o partido para esta campanha, afirmando que “este é o momento que marca o início de uma caminhada coletiva, feita de convicções, de compromisso com o território e de esperança no futuro. É também um momento de afirmação de que estamos aqui com coragem, com ideias claras e com uma vontade de transformar a vida das pessoas com trabalho sério, com proximidade e com muita competência”.

Do candidato do PS à Câmara de Mação, elogiou a “liderança determinada” e disse que “ corporiza aquilo que é o lema da sua candidatura, saber fazer. Saber fazer é mais que uma frase, é uma atitude. É ter competência, mas também humildade. É saber ouvir e saber decidir. É conhecer a terra e ninguém como José conhece a terra. É apresentar soluções com os pés bem assentes na realidade”.

Carla Loureiro não deixou de criticar o PSD, no poder no concelho desde as primeiras eleições após o 25 de abril de 1974. Para a presidente da Comissão Política Concelhia do PS Mação, nos últimos 50 anos, “vêem que o nosso concelho, comparativamente aos outros, não evoluiu”. Para Carla Loureiro, “rodaram-se lugares no poder, criaram-se postos de trabalho para os amigos, arranjaram-se maneiras de rodar sempre os mesmos e criou-se as associações e até as empresas onde os mesmos são encaixados, ardilosamente. O poder chega ao desplante de nomear para cargos importantes os mesmos que serão os candidatos, de modo a facilitar a sua ação junto dos munícipes e, assim, condicioná-los. Usa-se os meios e o dinheiro de todos nós para se fazer a sua própria campanha”.

 

Hugo Costa, presidente da Federação Distrital do PS de Santarém, voltou a falar em Mação dos benefícios da “alternância democrática” e afirmou que “no próximo dia 12 de outubro, Mação vai mudar. É a hora”. Lembrou que o concelho de Mação é, hoje, o único concelho em que o Partido Social Democrata lidera no distrito há 50 anos. O concelho de Mação é, hoje, o único concelho no distrito que nunca mudou de cor política”. Para o também deputado, “é sempre bom em democracia existir alternativas. Nunca é um bom sinal político quando o mesmo partido político está há 50 anos à frente da mesma Câmara Municipal”.

Hugo Costa disse ainda que “50 anos do mesmo partido leva a um conjunto de habituações e de normalidades que é importante, por uma questão ética e por uma questão de princípio democrático, serem revertidas. Por isso, 50 anos depois, é a hora do concelho de Mação mudar pela primeira vez”.

Referindo-se depois ao candidato à Câmara, o presidente da Federação Distrital do PS falou de “um grande candidato” e de “um homem de causas”, que “conhece cada ponto do concelho”.

“Ganhar a Câmara Municipal de Mação é um grande objetivo do Partido Socialista no distrito de Santarém e é também um grande objetivo do PS a nível nacional”, assumiu Hugo Costa.

 

Foram depois apresentados os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho e Mário Alves é o cabeça de lista à Junta de Cardigos. Luís Pires foi o nome escolhido para encabeçar a lista à freguesia de Amêndoa e António Alves encabeça a candidatura à Junta de Envendos. À União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira candidata-se Daniel Jana e Rui Dias recandidata-se à Assembleia de Freguesia de Ortiga. O PS Mação não apresentou candidato à Junta de Freguesia de Carvoeiro.

Pelos candidatos às Juntas, falou o anfitrião da tarde. Rui Dias, candidato e presidente da Junta de Freguesia de Ortiga disse que é de Ortiga que parte a campanha do PS e quis “reforçar aquilo que nos une, a ambição de mudar o concelho de Mação”.

Vencer o maior número de freguesias possível é o objetivo do PS em Mação e Rui Dias declarou que já “mostrámos que sabemos governar, sabemos ouvir e que sabemos fazer”.

“Cinquenta anos de governação social-democrata é demasiado tempo. Temos em mãos uma missão importante”, disse o presidente da Junta de Ortiga que, afirmou, “a Câmara Municipal não é um castelo que se adquire por linhagem. Sim, esta é a crença que vive em algumas cabeças. E não pode ser”.

Para Rui Dias, “é tempo de renovação” e “é aqui, em Ortiga, que começa o novo ciclo”.

 

O candidato a presidente à Assembleia Municipal de Mação pelo PS é Nuno Neto. Um regresso à política concelhia que deixou o candidato emocionado e com a responsabilidade acrescida de não defraudar as expetativas dos que nele confiaram.

“Espero que a confiança que depositaram em mim, eu não a defraude e possamos, em conjunto, alcançar a vitória que todos ambicionamos no dia 12 de Outubro”, disse.

Nuno Neto explicou depois que aceitou o convite feito pelo PS Mação “e por todos os maçaenses, socialistas ou não, que anseiam por uma mudança política no nosso concelho. Num concelho com uma população cada vez mais envelhecida e que diminui a cada ano que passa, todos somos poucos para enfrentar esta grande tarefa que temos pela frente”. E disse querer, “com a minha modesta colaboração, contribuir para que o PS Mação vença estas eleições autárquicas. Eu quero poder, mais tarde, dizer que tive um papel ativo nesta mudança política do nosso concelho”.

 

A convidada em representação do PS nacional foi Mariana Vieira da Silva. A ex-governante começou por dizer que “para um militante de um partido político que vive em Lisboa, que tem trabalhado em Lisboa e que faz a maior parte da sua vida política na política nacional, é muito importante e gratificante ter experiências de terreno, participar na vida do partido a nível local, a nível regional, a nível distrital”. Por isso, “é algo em que eu ganho mais do que vocês com a minha presença”.

Em relação ao cabeça de lista do PS à Câmara de Mação, afirmou ser “uma alegria” ver “a transbordante alegria e convicção que ele traz nos olhos e nas palavras, quando explica porque é que acha que sim, que desta vez é mesmo possível ganhar estas eleições e ter uma candidatura do Partido Socialista a ser presidente da Câmara Municipal de Mação”. Mariana Vieira da Silva também falou de “um momento histórico que Mação poderá viver”.

“Sabermos que estamos a escolher quem sabe fazer, quem vai à procura da melhor solução, quem nunca desiste de resolver um problema, quem tem sempre no centro do seu pensamento a qualidade de vida daquele cidadão, daquela cidadã. Nós, nestas eleições, precisamos de explicar que nas eleições autárquicas não serve de nada ser do contra, não serve de nada criticar. O que serve é, quando estamos descontentes, escolhermos aquele que tem capacidade, que já mostrou que sabe fazer, que não desistirá, que correrá o concelho, o distrito, o país, até encontrar a melhor solução, a melhor resposta para a Mação. E vocês têm a sorte de, nestas eleições, poderem votar nessa pessoa”, asseverou a ex-ministra da Presidência.

Mariana Vieira da Silva falou de uma eleição histórica no concelho de Mação e disse que o PS “precisa de toda a gente na rua”.

 

E, por fim, anunciou-se o candidato à Câmara Municipal de Mação pelo Partido Socialista. Apresentado logo em janeiro, José Fernando Martins assumiu a candidatura e falou de que este é já um processo irreversível.

O candidato à Câmara de Mação elencou depois algumas linhas do seu programa eleitoral, começando pelas freguesias e passando pelo associativismo, IPSS, desporto, educação, saúde, ação social ou turismo.

A Proteção Civil é sempre tema em Mação e, desta vez, há ainda as AIGP. Processo do qual José Fernando Martins deixou muitas críticas quanto ao que está a ser implementado no concelho.

 

Cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Mação foram apresentados pelo Partido Socialista. Falta conhecer as equipas que irão acompanhar os candidatos anunciados.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB