Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Vila de Rei em destaque no Índice de Transparência Municipal

11/04/2018 às 00:00

O Município de Vila de Rei volta a surgir em destaque no Índice de Transparência Municipal, subindo de 16º para 11º lugar entre os 308 municípios portugueses.

Neste indicador que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus websites, Vila de Rei volta a ser o melhor posicionado entre os municípios do distrito de Castelo Branco e da Comunidade Intermunicipal do MédioTejo.

Segundo uma nota de imprensa do Município, Vila de Rei apresenta uma pontuação de 82,83 pontos (numa escala de 0 a 100), num valor inferior ao do ano anterior, explicado pelo TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, enquanto entidade promotora do Índice, por “critérios mais estritos para considerar cada indicador como estando cumprindo”, sendo que a grande generalidade dos Municípios acabou por apresentar um score inferior ao do ano transato.

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal, refere que “ano após ano, o Município Vilarregense tem vindo a cimentar e melhorar o seu lugar neste Índice de Transparência Municipal, graças ao compromisso em disponibilizar para análise, no nosso website, todos os conteúdos relevantes. Queremos continuar a assumirmo-nos como um Município transparente, sendo que esta boa classificação vem ainda dar um estímulo adicional para continuarmos a trabalhar neste sentido”.

O Índice de Transparência Municipal analisa as páginas de internet dos Municípios portugueses, baseando a sua observação em 76 indicadores, agrupados em sete dimensões de transparência: Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município; Planos e Planeamento; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-financeira; Transparência na área do Urbanismo.

A TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, é uma ONG sem fins lucrativos com a missão de combater a corrupção, sendo responsável pelo desenvolvimento deste estudo e sendo a representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, lê-se na mesma nota.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X