Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

VN da Barquinha: Autarquia avança com procedimentos para as obras em Almourol - COM SOM

12/01/2018 às 00:00

Foi aprovada esta quarta-feira, dia 10, na reunião de Câmara Municipal de VN da Barquinha, a prorrogação do prazo do concurso público para as obras que estão previstas a concretizar no castelo de Almourol e no cais de Tancos.

A intervenção, que prevê um investimento 130 mil euros nesta fase, contempla a colocação de umas escadas no cais de Tancos para facilitar a mobilidade no local, a construção de um palco dentro do castelo para espetáculos musicais, entre outras intervenções.

Numa fase anterior, recorde-se que o Castelo de Almourol já tinha sofrido uma intervenção na torre de menagem e na beneficiação das muralhas e interiores, que incidiram em diversas zonas de desagregação dos panos da muralha e das torres, com a sua impermeabilização, drenagem das águas e beneficiação das muralhas.

A intervenção na torre de menagem incidiu na substituição do terraço e na colocação de uma escada metálica de circulação vertical, visando preservar e proteger o monumento e possibilitando-lhe melhores condições de acessibilidade e circulação.

Edificado numa pequena ilha, localizado no rio Tejo, o castelo foi reconstruído por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, sendo hoje um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos do período da Reconquista, e um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país.

Ouça Aqui:

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB