Na próxima sexta-feira, dia 18 de Julho, o Carrilhão LVSITANVS - o maior carrilhão itinerante do mundo - assinala 10 anos de atividade artística, com o espetáculo Disco Carillon, “que incorpora o som dos sinos com faixas sonoras pré-gravadas e a narração de uma história à volta de conhecidíssimas músicas disco das décadas de 1970 e 1980”.
A apresentação marca a abertura oficial do IX FICOC - Festival Internacional de Carrilhão e Órgão da CICO.
O espetáculo Disco Carillon “cruza o universo sonoro do carrilhão com a linguagem da música de dança, transformando o espaço público num local ressonante e convidando todos a escutar e a dançar o inusitado. Sinos, batidas e luz esboçam uma nova cartografia sonora, onde tradição e experimentação se encontram num só gesto artístico”, explica a CICO em nota de imprensa.
Desde a sua criação, o Carrilhão LVSITANVS tem percorrido a Península Ibérica em itinerância, tornando-se, ao longo de uma década, uma plataforma de criação, de escuta coletiva e inovação sonora. Têm sido inúmeros os concertos em festivais de música (nacionais e internacionais), festas populares, e congressos mundiais entre tantas outras expressões artísticas onde o carrilhão se afirma como uma referência no diálogo entre tradição e inovação.
Disco Carillon reflete esta tendência, abrindo o carrilhão ao contemporâneo, “convocando também novos públicos e fazendo deste um instrumento do momento”.
A apresentação será no Anfiteatro dos Rios, em Constância, com entrada livre, no dia 18 de Julho às 21h00.
“O Carrilhão LVSITANVS faz 10 anos. E vai pôr todos a dançar”, promete a CICO.