Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Cidade Desportiva vai tornar-se a capital do mundo de Agility em julho (C/ Áudio)

3/07/2025 às 16:31

“Algo inédito e que nunca foi feito”. Foi desta forma que os organizadores das provas de Agility descreveram o que se vai passar em Abrantes.

A Cidade Desportiva vai acolher o maior evento de Agility em Portugal, um dos desportos caninos mais populares do mundo. Durante o mês de julho, os melhores cães do mundo vão marcar presença para a realização das provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade através de vários obstáculos. São esperados cerca de 2.000 cães

concorrentes e mais de 6.000 acompanhantes, oriundos de 41 países.

Durante três semanas, Abrantes será a capital do Agility e a Cidade Desportiva será o palco das diversas competições agendadas:

- 10 a 13 julho JOAWC - Campeonato do Mundo de Agility Júnior e Senior

- 17 a 20 julho EO - European Open Agility Championship

- 24 a 27 julho BCC - Campeonato do Mundo monorraça do Border Collie

Na apresentação do certame, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, falou de Abrantes como palco de turismo desportivo e do que o evento vai trazer à cidade e à região. “Um evento no qual temos vindo a colocar uma grande atenção”, começou por dizer o autarca, que acrescentou que o Agility é “uma atividade emergente, mas muito acarinhada em todo o mundo” e que a realização deste evento em Abrantes “é uma honra”.

Em 2024, a prova realizou-se em Birmingham, Inglaterra, e Manuel Jorge Valamatos disse querer “honrar este compromisso com o mundo inteiro”, ao assumir a prova em Abrantes. Reforçar “a notoriedade de Abrantes como destino desportivo de excelência” é um dos objetivos da Câmara de Abrantes e o presidente referiu a presença de cerca de 5.000 pessoas, entre participantes e acompanhantes no evento que vai estar centrado na Cidade Desportiva. Um evento que “vai ter um impacto relevante na economia local, nomeadamente no alojamento e restauração”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes 

Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, explicou como é que as provas vieram até Abrantes e porque é que este evento é único. É que é a primeira vez que as provas se realizam no mesmo país, no mesmo local e em datas seguidas. “Isto começou em 2019, quando o nosso mais conceituado juiz internacional, Jorge Pires, que estava numa prova lá fora e liga-me a perguntar se conseguíamos organizar uma prova destas em Portugal. Aceitei. É uma loucura, mas aceitámos. Era para fazer em 2021 mas entretanto, meteu-se a pandemia. Acontece que durante a pandemia e até agora, apareceram mais dois campeonatos”, disse Ezequiel Sousa. Estes campeonatos acontecem, normalmente, em diferentes países e o desafio maior este ano “é fazermos tudo seguido e concentrar tudo em três fins de semana. A cidade aceitou, num esforço enorme para Abrantes, mas temos condições espetaculares”.

“É um evento único, que nunca foi tentado no mundo, fazer três semanas seguidas de Agility num só país”. Ezequiel Sousa espera “que sirva de exemplo para os outros países, de modo a facilitar a vida e a economia dos concorrentes”.

A logística também foi explicada pelo presidente do Clube Cinófilo do Alentejo que ainda adiantou, em relação ao Campeonato Europeu, que “temos mais inscritos do que em Birmingham”.

“Graças a todo o apoio” que têm tido por parte da Câmara de Abrantes e de todos os que colaboram na organização do certame, Ezequiel Sousa não tem dúvidas em afirmar que “vamos conseguir fazer o melhor campeonato de sempre”.

Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo 

Maria João Mella, coordenadora-geral da 4.ª Comissão do Clube Português de Canicultura, também destacou o tamanho do compromisso assumido por Portugal na realização das provas ao dizer que, “em termos desportivos, nunca tínhamos tido uma iniciativa deste calibre”. O Agility “é um dos desportos com mais historial em Portugal, até porque é atrativo para o público (...) e que ao longo dos anos tem vindo a ter uma grande evolução, de tal forma que foi possível este passo”. Maria João Mella também referiu que “sem o apoio de todas as entidades envolvidas e sem o apoio da Câmara de Abrantes, um evento desta dimensão era perfeitamente impossível”.

Ao nível da canicultura, “Portugal é conhecido no estrangeiro por ser um país que tem um clima fantástico, que tem uma maneira fabulosa de receber, de organizar e de criar condições para que os eventos sejam, normalmente, um sucesso”.

A responsável deixou ainda o desejo de que o evento seja “um sucesso” para que os estrangeiros não vejam Portugal “apenas como um cantinho da Europa” e que fica “muito longe”, mas um local onde “vale a pena lá ir”.

“Criar estes três eventos seguidos, para quem vem de fora, é logisticamente e financeiramente atrativo, porque as pessoas do norte da Europa nunca viriam fazer um evento só. Lá está, porque é longe”, rematou.

Maria João Mella, coordenadora-geral da 4.ª Comissão do Clube Português de Canicultura

O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas dono-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

No primeiro fim de semana, de 10 a 13 de julho, estarão presentes 770 duplas (pessoa - cão) que implicarão uma afluência de acompanhantes na ordem das 2.100 pessoas. Já no segundo fim de semana, de 17 a 20 de julho, a competição contará com 803 duplas (cerca de 2.200 acompanhantes) e no último fim de semana de competição são esperadas 260 duplas, que implicará uma afluência de 750 pessoas.

No relvado do Estádio Municipal vão ser montados cinco rings onde irão decorrer as provas, o que permitirá ao público interessado assistir às diversas provas a partir das bancadas do Estádio. O Campo de Basebol será o espaço destinado ao alojamento de cães e terá dois rings de aquecimento.

Durante o mês de julho, o parque de estacionamento do Estádio Municipal de Abrantes e a plataforma de terra batida anexa às piscinas irão transformar-se em parques de caravanas para os participantes nas diferentes provas e o campo do Barro Vermelho servirá de parqueamento dos concorrentes, com capacidade para 400 viaturas.

Para a concretização de uma competição desta dimensão, a organização conta com o apoio de “150 a 160 voluntários, 120 dos quais são portugueses, e 30 a 40 vêm de fora”, especialmente de Espanha e estão “distribuídos pelos diferentes dias e pelas diferentes provas”.

Numa organização do Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federacion Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes.

Nestas provas de Agility, os concorrentes não conhecem o percurso a fazer, pois o mesmo é definido pelo juiz, que o abre aos concorrentes antes da prova, durante oito minutos, de forma a decorarem o circuito e verem qual a melhor forma de conduzir o cão. Neste desporto, guia e cão agem de forma perfeitamente coordenada numa comunicação perfeita que envolve palavras, gestos e atitude corporal, comunicação essa que é treinada ao logo dos anos.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB