ESPECIAL COVID-19

COVID-19: Médio Tejo com mais quatro casos positivos (C/ÁUDIO)

2020-09-08

A região do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo tem hoje o registo de mais quatro casos positivos de COVID-19 fazendo crescer o total acumulado da região para 408 registos desde que começou a Pandemia. Os casos reportados pela autoridade de saúde do Médio Tejo foram registados em Abrantes (1), Ourém (1) e Tomar (2).

Segundo Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, estes novos casos estão já a ser acompanhados pela saúde pública. Em Abrantes um idoso fez o teste positivo e as linhas de contactos ainda estão a ser feitas, pelo que não há variações nas vigilâncias.

Em Ourém trata-se de mais uma situação de uma cidadã que viajou de Angola e que ao testar positiva foi de imediato isolada. As autoridades aeroportuárias foram informadas no sentido de haver a vigilância de todos os passageiros daquele voo.

Nos casos de Tomar um tem ligações familiares a pessoas que já estão infetados e o outro é um profissional de saúde com ligação a um dos lares de Santarém onde aconteceram os surtos nos últimos dias.

O número de recuperados continua a ser o mesmo dos últimos dias, ou seja, 425 pessoas que já fizeram a cura da COVID-19.

Maria dos Anjos Esperança

Quanto a vigilâncias ativas são, nesta terça-feira, 64 as pessoas que estão em confinamento por terem tido contacto direto com pessoas que testaram positivo. Estas pessoas estão em confinamento em Abrantes (16), Alcanena (6), Entroncamento (10), Mação (4), Ourém (6), Tomar (14) e Torres Novas (8).

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

 

 

 

2020-09-08