ESPECIAL COVID-19

COVID-19: Tomar com mais 19 casos positivos e Abrantes tem 62 pessoas em vigilância (C/ÁUDIO)

2020-07-29

O Médio Tejo registou esta quarta-feira, dia 29 de julho, mais 22 casos positivos de SARS-COV-2, com mais 19 pessoas infetadas em Tomar, duas no Entroncamento e uma em Abrantes. 

Em Tomar, dos 19 infetados, 18 são funcionários da Ribasabores que fizeram ontem o segundo teste depois de detetado o surto há uma semana e meia.

Segundo a autoridade de Saúde Pública, depois da primeira fase de testes que registaram mais de meia centena de casos positivos e que levou ao encerramento da unidade industrial de transformação de carnes foram tomadas duas decisões. A primeira desinfetar a unidade industrial e a segunda fazer novos testes a todos os que na primeira fase tinham tido negativo. Só dessa forma é que a empresa poderia voltar a laborar.

Os testes foram todos feitos ontem de manhã e os resultados conhecidos ditaram que mais 18 trabalhadores estão infetados, pelo que a empresa retomou a laboração reduzida a 134 empregados, aqueles que a partir de agora devem ter atenção, como todos nós, a eventuais sintomas da doença. Devem, por outro lado, ter todos os cuidados com o distanciamento, o uso de máscara e a etiqueta respiratória.

Quanto aos outros três casos, o de Abrantes é de uma criança de “tenra idade” e os do Entroncamento são uma mãe e filha. Maria dos Anjos Esperança coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo explica que os casos registados em Abrantes nos últimos dias nada têm a ver com o surto de Tomar.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

Hoje Abrantes apresenta um novo salto de vigilâncias ativas, pessoas que contactaram com doentes de COVID-19 e devem ficar em isolamento. São mais 20 pessoas a ficar em confinamento a juntar às 42 que já estavam neste estado.
Maria dos Anjos Esperança diz que estas pessoas não estão doentes, mas devem respeitar o isolamento, tanto mais que os doentes entram em “baixa médica” e a estes que estão em isolamento é passada uma declaração e não têm perda de rendimentos.  A médica de Saúde Pública revela que os casos de vigilância são, efetivamente, muitos em Abrantes, mas adiantou que “felizmente” a maior parte são negativos. Mas ressalva sempre que as pessoas têm de cumprir o confinamento e as indicações das autoridades.

Hoje o Médio Tejo tem um total acumulado de 416 casos positivos e tem um total de 1518 vigilâncias e mantém o número de recuperados nos 198.

As vigilâncias ativas são 238 nos concelhos de Abrantes (62), Alcanena (8), Entroncamento (30) Ferreira do Zêzere (30), Mação (1), Ourém (28), Tomar (37), Torres Novas (23) e Barquinha (19).


 

 

 

 

2020-07-29