Abrantes: Feira de Doçaria volta à Esplanada 1.º de Maio de 21 a 23 de outubro

29/09/2022 às 12:57

A comemorar 20 anos de edições, o evento mais doce do ano promete tornar Abrantes a capital da doçaria conventual e tradicional portuguesa durante os três dias do certame.

Foi em 2002 que a TAGUS avançou com a primeira edição de uma Feira de Doçaria que tinha como objetivo promover os doces típicos de Abrantes e, num fim de semana, juntá-los a outros, igualmente tradicionais e com história, mas de outros pontos do país.

Este ano, 2022, os ícones da doçaria nacional, voltam a reunir-se em Abrantes, novamente na Esplanada 1.º de Maio, de 21 a 23 de outubro. Esta 20.ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional acrescenta várias novidades, como o pastel de amêndoa de Vimioso, o viriato e as rotundinhas de Viseu, cartuchos de amêndoa e impérios de Cernache do Bonjardim, licor templário de Tomar, trouxas de Malveira, são um reforço da doçaria alentejana com Portalegre, o Dom Rodrigo e doces finos do Algarve, com a associação de produtores, vinda de Lagos a marcar forte presença. E ainda da Região Autónoma da Madeira o regresso do bolo do caco.

A adicionar inovações os doceiros trazem, ainda, variações dos doces tradicionais de Abrantes a estrear na Feira da Doçaria, como os éclairs Palha de Abrantes e as natas Palha de Abrantes, que se juntam ao fardo, aos bombons e macarrones de Palha de Abrantes, ao pastel tigelada e à tigelada de abóbora. Bolachas de amêndoa e mel, nata de crocante de bolacha, bombom de marmelo e doce de diospiro são outros dos novos produtos a abrilhantar este delicioso evento.

A feira conta com diversas atividades paralelas, entre elas, demonstrações culinárias, oficinas de doces sob a conhecimento da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e do Agrupamento de Escola Verde Horizonte de Mação, música, animação infantil, exposições e desporto. Pela primeira vez será realizada uma caminhada de Liga Portuguesa Contra o Cancro que se junta a um trail noturno e um passeio de pasteleiras.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2022
Jornal de Abrantes - novembro 2022
PUB