Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo com mais 37 casos positivos e 30 recuperados (C/ÁUDIO)

4/11/2020 às 20:18

O Médio Tejo registou nesta quarta-feira mais 37 casos de pessoas que testaram positivo ao coronavírus, tendo um total de 1282 infetados desde que começou a pandemia.

De acordo com o relatório epidemiológico da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo os casos reportam-se a Alcanena (2), Entroncamento (9), Sardoal (2), Tomar (6), Torres Novas (14) e Vila Nova da Barquinha (4).
No dia de hoje o relatório dá ainda conta de mais 30 recuperados, todos no concelho do Entroncamento. Nesta altura de acordo com os dados oficiais há 700 pessoas que estiveram infetadas e já recuperaram da COVID-19.

No que diz respeito às vigilâncias ativas o relatório dá conta de 506 pessoas que estão obrigadas ao dever de confinamento até indicação em contrário por indicação da autoridade de saúde. Estas 506 pessoas, contactos diretos de infetados, estão registadas em Abrantes (68), Alcanena (58), Constância (19), Entroncamento (48), Ferreira do Zêzere (6), Mação (14), Ourém (90), Sardoal (46), Tomar (65), Torres Novas (68) e Vila Nova da Barquinha (24).

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, explica que todos os lares do distrito estão novamente a ser testados, num processo que vai continuar a ser feito até março de 2021, pelo menos. Trata-se de uma parceria feita com o Instituto de Medicina Molecular, o que não inviabiliza que, em caso de necessidades, a Saúde Pública e a Segurança Social avancem para testes aos profissionais e utentes.
Temos os casos do Centro Social do Pego que tem um surto de 47 casos positivos (35 utentes e 12 funcionárias) e amanhã, quinta-feira, os utentes e funcionárias que tiveram os testes negativos vão voltar a fazê-los no sentido de perceber se o surto está já estancado ou se ainda há “pontas soltas”.

Maria dos Anjos Esperança

Maria dos Anjos Esperança diz ainda que não podemos levantar o pé ou desacelerar naquilo que são as medidas de proteção e os cuidados que temos de ter. E adianta que não deve [ou não deveria] ser necessário o confinamento obrigatório. Todos deveríamos perceber que temos de confinar, dentro dos possíveis, para fazer abrandar os contágios, caso contrário os números vão continuar a subir.

Maria dos Anjos Esperança

 

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X