ESPECIAL COVID-19

Médio Tejo: Ourém soma mais dois casos e primeiros testes da Misericórdia de Abrantes são negativos (C/ ÁUDIO)

2020-06-30

São mais dois novos casos de pessoas infetadas na área do Médio Tejo, ambas no concelho de Ourém. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, os 11 municípios têm um total de 288 casos positivos registados, dos quais 153 já estão curados da doença provocada pelo SARS-COV-2, havendo a registar 14 óbitos.

Ainda nos números do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, há a somar mais dez pessoas a entrar em vigilâncias ativas e outras tantas a sair deste “departamento”, ou seja, a deixarem de estar em isolamento por terem contactado com doentes com a infeção.

Naquilo que são as pessoas que, efetivamente, estão a cumprir vigilância são 116 em Abrantes (4), Entroncamento (18), Ferreira do Zêzere (3), Mação (4), Ourém (64), Tomar (8) e Torres Novas (15).

Consulte aqui os casos por concelho:

 Testes da Misericórdia de Abrantes começaram a chegar e estão a ser negativos

Os dois casos relatados esta terça-feira são ambos de Ourém e, de acordo com Maria dos Anjos Esperança, um ligado ao surto de Odivelas e o outro um contacto de um elemento do coro do Santuário de Fátima que está infetado.

A coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo confirmou à Antena Livre que já começaram a receber os resultados dos 109 testes feitos esta segunda-feira no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes. Às 19 horas desta terça-feira, 30 de junho, os resultados recebidos era todos negativos. A médica de saúde pública adiantou ter todos os resultados na sua posse amanhã (quarta-feira) logo pela manhã.

Questionada sobre os motivos de testar apenas os idosos e não todo o universo da instituição a responsável pela autoridade de saúde pública da região explicou que o profissional externo infetado apresentou o relatório dos dias em que trabalhou e os utentes do lar a quem prestou os serviços de saúde. Desse modo, e de acordo com esse relatório, avançou-se apenas para os utentes.

Hipoteticamente, só em caso de haver testes positivos é que haveria um próximo passo que seria testar todo o universo da instituição.

Maria dos Anjos Esperança  


O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho:

2020-06-30