Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

IPMA: Prolongados avisos por causa do calor em Portugal continental e na Madeira

9/10/2023 às 08:41

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o aviso amarelo por causa do calor em oito distritos do continente, até terça-feira, e na Madeira, até quarta-feira.

De acordo com um comunicado divulgado hoje, o aviso amarelo devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima irá manter-se em vigor até às 23:00 de terça-feira nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

Na Madeira e no Porto Santo, mantém-se até às 21:00 de terça-feira o aviso laranja por causa do calor, o segundo mais grave de uma escala de três, que desce depois para amarelo até às 23:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Vinte e cinco concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e cinco concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel (Faro), Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Gavião, Nisa (Portalegre), Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Poença-a-Nova (Castelo Branco), Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo (Viseu), Fornos de Algodres e Gouveia (Guarda).

O IPMA colocou também mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio rural.

Outros concelhos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Coimbra, Aveiro, Viseu, Braga, Viana do Castelo e Bragança estão em perigo elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade por nuvens altas, vento em geral fraco, pequena descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima na faixa costeira, e pequena subida da temperatura no litoral a norte do cabo Carvoeiro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga e Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e na Guarda) e os 37 (em Santarém).

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB