Município Abrantes
PUB

Médio Tejo: Sapadores florestais já limparam em 2022 104 ha de floresta

3/06/2022 às 08:45

A Comunidade Intermunicipal (CIM)do Médio Tejo tem ao serviço duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam neste território exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta contra incêndios.

Quase a concluir o primeiro semestre deste ano, os trabalhos de silvicultura preventiva têm resultado num conjunto de trabalhos nos concelhos de Abrantes e Alcanena, já concluídos, e em Mação, Tomar, Torres Novas e Sertã, em curso.

Para o total dos municípios está prevista a realização de trabalhos em 297,5 (ha). Até ao momento, o trabalho executado totaliza 104,1 (ha).

De realçar que, no mês de maio, o planeamento da atividade das brigadas foi comprometido tendo em conta os dias em que houve risco de incêndio muito muito elevado, que impede os trabalhos de maquinaria na floresta.

Neste contexto e no cumprimento do disposto no Decreto-Lei nº82/2021, de 13 de outubro, das quatro frentes de trabalhos em curso, no mês de maio estas foram reduzidas a uma só frente.

Cada Brigada da CIM é constituída por três equipas, que se dedicam a diversos trabalhos centrados nos treze concelhos do Médio Tejo.

Entre os vários trabalhos, destaque para a gestão de combustível florestal, manutenção e proteção de povoamentos florestais, vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo, vigilância ativa pós–rescaldo e sensibilização. As Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Florestal Permanente.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2022
Jornal de Abrantes - outubro 2022
PUB