Município Abrantes
PUB

IMEM: VMER do Médio Tejo assinala 17 anos

2/05/2022 às 17:03
Créditos fotos: CHMT

A VMER ou Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) assinalou 17 anos ao serviço da população.

O objetivo da VMER é proporcionar cuidados de emergência médica pré-hospitalar altamente diferenciados, às vítimas de acidente ou de doença súbita. A tripulação deste meio de socorro é constituída por um médico e um enfermeiro com formação específica em suporte avançado de vida, lidando com situações extremamente complexas, que envolvem normalmente risco de vida.

Foi no dia 2 de maio de 2005 que a VMER do Médio Tejo entrou em funcionamento, estando desde essa altura localizada na Unidade de Abrantes. Esta viatura dá resposta a situações em que seja necessário prestar cuidados de emergência ainda fora do Hospital, ou seja, pode dizer-se que é acionada em situações em que mais urgente do que a vítima chegar ao Hospital é que o Hospital vá até junto da vítima.

17 anos de serviço equivalem a 204 meses, 6.209 dias e 149.016 horas. Em 2021 a VMER do Médio Tejo registou 1.118 ativações o que significa uma média de três saídas por dia. Esta VMER funciona ao abrigo de uma parceria entre O CHMT e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Os profissionais do CHMT que colaboraram com a VMER e possibilitaram para que milhares de vidas fossem salvas são merecedores de reconhecimento e admiração da comunidade do Médio Tejo.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB