Município Abrantes
PUB

CHMT: Ana Vila Lobos recebe Medalha de Mérito

6/04/2022 às 15:10

A diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, Ana Vila Lobos, foi distinguida pela Ordem dos Médicos (OM) com uma Medalha de Mérito pela sua carreira ao serviço do SNS. A homenagem foi atribuída a Ana Vila Lobos e 17 médicos que, na avaliação da OM, contribuíram forma relevante para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral.

“Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o ‘Ser Médico’ e que tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes. Estamos a enaltecer também quem foi pioneiro em cada uma das suas áreas de especialização. São colegas extraordinários e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, afirmou o presidente da Secção Regional Centro da OM, Carlos Cortes, que é, também, diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHMT.

A carreira de Ana Vila Lobos é indissociável do SNS – Serviço Nacional de Saúde: “Sou médica há quase 42 anos e o sentimento de ter visto crescer o Serviço Nacional de Saúde Português, um dos melhores do mundo, e poder ter contribuído, ainda que numa ínfima parte, para o seu desenvolvimento, deixa-me orgulhosa do dever cumprido. Esse dever que foi simultaneamente um caminho de felicidade, por ter uma profissão maravilhosa que se expressa num olhar de agradecimento de um doente e na alegria de uma boa prestação de um colega mais jovem”, precisou a médica.

No rescaldo da homenagem, a diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT quis deixar uma mensagem de gratidão: “Este caminho só foi possível porque comigo estiveram muitos profissionais de saúde de todas as áreas e a quem presto aqui a minha homenagem. Esta medalha também é deles”, afirmou.

Ana Vila Lobos nasceu em Lisboa e a sua carreira na especialidade de Nefrologia é indissociável do Hospital Curry Cabral (HCC), unidade onde desenvolveu mais de três décadas de atividade assistencial, nomeadamente na Unidade de Transplantação Renal e Hepática do HCC, tendo sido médica do primeiro doente transplantado renal dessa unidade (1989) e do primeiro doente transplantado hepática do país (1992) – que após o procedimento pioneiro ficou dependente de hemodiálise, sendo 6 meses mais tarde submetido também a transplante renal.

A médica iniciou o seu percurso no CHMT em 2016, tendo integrado o Conselho de Administração da instituição de fevereiro de 2020 a abril de 2021, assumindo o cargo de Diretora Clínica no auge da pandemia de COVID-19.

O seu papel na prestação de cuidados de saúde de excelência à população residente na região do Médio Tejo tem sido central e determinante. Para além da intensa atividade desenvolvida no CHMT, Ana Vila Lobos desenvolveu uma ligação privilegiada aos Cuidados de Saúde Primários – da qual os Protocolos de Teleconsulta de Nefrologia e Consulta de Nefrologia na Comunidade firmados com o ACES Lezíria são exemplo.

No início de 2022, a diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT foi promotora do protocolo de articulação firmado entre o CHMT e o Hospital Distrital de Santarém (HDS), através do qual o quadro médico de Nefrologia do CHMT passou a assegurar o acompanhamento dos doentes renais crónicos de Santarém, realizando as consultas da especialidade de Nefrologia nas próprias instalações do HDS.

No âmbito desta parceria, cerca de uma centena de doentes renais crónicos do HDS, que tinham o seu acompanhamento assegurado através de um protocolo com o Hospital de Santa Maria/ Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN), passaram a ter uma continuidade de cuidados de saúde diferenciados de excelência, numa lógica de proximidade, sem a necessidade de qualquer deslocação.

Coautora de múltiplas publicações nacionais e internacionais com mais de 160 referências bibliográficas na literatura mundial, Ana Vila Lobos é também grande impulsionadora da atividade científica no Serviço que dirige, destacando-se o empenho que desde sempre teve com a formação dos colegas mais jovens.

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT, deixa também a homenagem da instituição à sua Diretora de Serviço: “O país e a região do Médio Tejo têm de estar muito gratos à Drª Ana Vila Lobos. Pela sua dedicação, pelo seu esforço e permanente superação, pelo seu sentido de missão e entusiasmo contagiantes. Ana Vila Lobos desenvolveu uma carreira fulgurante e de grande sucesso, que foi distinguida com a Medalha de Mérito da OM. Mas partilhou esse sucesso com o SNS, com a região do Médio Tejo e com o país. Por isso lhe somos muito gratos e é com muito orgulho que podemos contar consigo nesta grande equipa de profissionais de excelência ao serviço do CHMT.”

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB