Antena Livre
Deseja receber notificações?

Cheias: Caudais do Tejo voltaram a subir de madrugada e podem aumentar ainda mais durante o dia (c/áudio)

12/02/2026 às 09:50
Foto: João Tavares

Os caudais do rio Tejo voltaram a subir durante a madrugada e poderão subir ainda mais durante o dia de hoje. Em Abrantes os efeitos são a inundação das margens norte e sul do Tejo. Se na margem norte, do lado de Barreiras do Tejo, a água está a meio da parede do calçadão, no Rossio inunda a marginal e está mais ou menos a meio da parede do ringue.

Em Alvega já entrou no pátio da escola do primeiro ciclo, mas não cria constrangimentos nas atividades letivas porque as escolas estão na paragem escolar do semestre.

Às 9 da manhã, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes fez o ponto de situação, esperando que pare de chover para poder haver algum alívio nas bacias hidrográficas.

De notar que em Espanha chove igualmente muito e a barragem do Cedillo estava com descargas, às 9 horas, de caudais da ordem dos 5.500 m³/s.

Dados das 7 da manhã indicavam descargas da Pracana de 496 m³/s e do Fratel 4786 m³/s com um total de 6407 m³/s. À mesma hora o Castelo de Bode tinha uma descarga de 1125 m³/s, o que vai afetar a vila de Constância e zonas ribeirinhas a jusante da foz do Zêzere.

Com estes valores de caudal do rio são vários os constrangimentos principalmente na mobilidade.

Estão interditadas ao trânsito a EN118 entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal, não sendo possível passar na estrada do Celão; a EN118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego, devido a estrada submersa, sendo possível, no entanto, circular com precaução pela Estrada do Serrado (Coalhos) e Cabrito; e a estrada Arrifana (Alameda da Igreja de S. Miguel) – S. Miguel do Rio Torto.

E por causa de um aluimento na barreira do castelo, a EN2 entre a Rotunda do Olival e o cruzamento com a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (av. do Ciclo), nos dois sentidos. Nesta via a Infraestruturas de Portugal já está a proceder aos trabalhos de limpeza da via. Todo o trânsito tem de ser feito por dentro da cidade.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Também em Constância começou a entrar água na zona baixa e em Vila Nova da Barquinha a situação é semelhante, com a água a submergir a estrada do Tejo, junto à Câmara Municipal.

Constância 

Vila Nova Barquinha

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
PUB