ESPECIAL COVID-19

Drive thru do CHMT muda-se para o Tecnopolo de Abrantes

2020-07-30

O Drive-thru para testes à Covid-19, instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), foi transferido para as instalações da antiga Quimigal (Alferrarede), no parque tecnológico de Abrantes. Esta mudança, de acordo com a administração do CHMT, foi provocada pelas “elevadas temperaturas que se fazem sentir na região e que dificultam o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde, pois as tendas estavam expostas ao sol durante todo o dia”.

Em comunicado o CHMT dá conta que com apoio da autarquia de Abrantes foi possível encontrar-se “uma solução que resguarda os profissionais de saúde e os utentes”. Segundo a informação do CHMT a Câmara Municipal de Abrantes cedeu instalações na antiga Quimigal, onde realizou alguns arranjos necessários para a colocação das tendas e equipamentos, para permitir às equipas o trabalho necessário das colheitas para os testes à Covid-19 em melhores condições.

Segundo a nota do CHMT o Drive-thru é “dirigido a doentes portadores de Covid-19 em isolamento no domicílio, a casos suspeitos, a doentes portadores de outras patologias e a outros casos encaminhados pelos cuidados de saúde primários”.

Na mesma nota explicativa é revelado que o acesso à Drive-thru deve ser feito, sempre após marcação prévia, “através da entrada que está devidamente sinalizada, sendo que os utilizadores não devem sair do veículo, pois o teste é efetuado com as pessoas no interior da viatura”. O CHMT explica ainda que é proibida a circulação a pé no interior daquelas instalações.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, liderado por Carlos Andrade Costa, agradece à Câmara Municipal de Abrantes “as facilidades concedidas para a transferência do Drive-thru, registando o empenhamento pessoal do senhor presidente da Câmara para que fosse encontrada a melhor solução, pensando no minimizar dos efeitos do calor sobre os profissionais do CHMT e os utentes que se deslocam ao Drive-thru para a realização de testes à Covid19”.

 

2020-07-30