Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Está aí o novo ano letivo. Município organizou receção aos professores com sessão motivacional (c/áudio)

10/09/2025 às 10:48

O ano letivo 2025/2026 começa oficialmente esta quinta-feira, dia 11. Nas escolas de Abrantes está tudo preparado para mais um arranque, com mais alunos e com os horários quase todos preenchidos.

Tanto nos dois agrupamentos, N.º 1 e 2, como na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, as aulas arrancam a 11 e 12, com as apresentações, mas é a partir de segunda-feira, dia 15, que as escolas entram na velocidade certa.

Entre as novidades para este novo ano letivo destaca-se a proibição de uso de smartphones para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos de ensino, podendo a medida ser alargada aos estudantes do 3.º ciclo.

A cada arranque de ano letivo o preenchimento do quadro de professores é sempre uma dor de cabeça para as direções das escolas.

A Fenprof indicou que analisou na segunda-feira os horários que continuavam por ocupar e encontrou “2.758 horários em contratação de escola, ou seja, mais 700 do que no ano passado”, disse Feliciano Costa.

Na EPDRA, em Mouriscas, Marly Serras, explicou o arranque de mais um ano, com muitos alunos dos diversos cursos e ao fim de muitos anos o curso de Gestão Equina foi destronado do curso mais procurado. Este ano o técnico de Produção Agro-Pecuária, Cozinha e Pastelaria foram as formações mais procuradas.

 

Marly Serras, diretora EPDRA

No agrupamento N.º1, da Solano de Abreu, os horários dos professores estão quase todos preenchidos. Há uma exceção nos grupos que têm professores colocados, mas com atestados médicos. Ana Rico diz que os processos de preenchimento de vagas já está a correr. Este ano há mais alunos neste agrupamento. Há 2090 alunos, diminuíram os alunos no 12.º ano, mas subiu em todas as escolas, principalmente do 1.º ciclo.

 

Ana Rico, diretora Agrupamento Escolas n.º 1

Isabel Costa, diretora do agrupamento N.º 2, tem uma situação semelhante à Solano de Abreu. Praticamente só falta substituir os professores colocados, mas que estão de atestado médico, por doença ou, porque estão quase na aposentação. Neste agrupamento falta apenas colocar um docente de TIC. Não é uma situação dramática, mas há algum receio no preenchimento de dois horários de Geografia, porque é sempre difícil colocar docentes nesta disciplina.

Quanto ao número de alunos, o agrupamento tem mais de uma centena de novos alunos, num total de 1985 neste arranque de ano letivo. Há quatro turmas novas e as escolas do primeiro ciclo têm poucas vagas.

 

Isabel Alves, diretora Agrupamento Escolas n.º 2

As escolas abrem portas esta quinta-feira. Dias 11 e 12 serão as apresentações e a afinação dos pormenores para que na segunda-feira, dia 15, nas escolas do concelho de Abrantes possam começar as aulas dentro da normalidade.

Município organizou receção aos docentes com sessão motivacional 

O Município de Abrantes organizou, como tem sido hábito, uma sessão de receção para todos os professores. E ao convívio de um final de tarde juntou uma sessão motivacional com Carolina Vale Quaresma e com Sónia Reis, que apresentou o RGM, ou seja, o estímulo da mente e do corpo através da música.

Na receção o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, destacou a ação porque no Município foi entendimento que a comunidade educativa merece esta atenção. Têm um papel fundamental na sociedade.

O autarca indicou que esta receção é feita por respeito aos professores e, porque o início de ano é sempre um começar de novo.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes 

O presidente da Câmara vincou que esta apresentação é uma forma de acolher os novos docentes e é, por isso, uma oportunidade de uma melhor integração. “A partir de hoje vão conhecer a nossa identidade”, concluiu.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes 

O ano letivo arranca amanhã em todas as escolas de Abrantes, com as apresentações.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2025
Jornal de Abrantes - setembro 2025
PUB