Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Nos 500 anos do Poeta, Tertúlia da Casa Memória só podia ser sobre Camões

17/06/2024 às 14:25

Era uma inevitabilidade, que o ano do quinto centenário de Camões fosse festejado, no mês que lhe é consagrado, com uma Tertúlia de Poesia da Casa Memória, em Constância, dedicada à figura maior da nossa História ligada a esta vila.

Assim será, então, no sábado, dia 22 de Junho, a partir das 16 horas, com a Casa que o evoca a abrir portas a quantos queiram celebrar a poesia através das palavras do épico imortal, mas também do lírico que marcou de forma indelével a maturidade da Língua Portuguesa.

Apesar de teorias diversas, nem sempre devidamente apoiadas em evidências históricas, a vida de Luís Vaz continua a ser um enigma com muitos factos em aberto, entre eles os que se relacionam com a sua passagem pela vila então designada como Punhete.

O que não se presta a qualquer tipo de dúvidas, “é que aquela que hoje ganhou o epíteto de Vila Poema assumiu como nenhum outro lugar a sua relação umbilical com o vate e a sua obra, de que a Casa Memória é a expressão maior e o Jardim Horto um espaço único de reflexão e inspiração”.

É no âmbito das suas atividades regulares que a Associação que gere estes locais tem desenvolvido a Tertúlia de Poesia desta vez dedicada ao seu patrono. Como é hábito, a sessão será constituída por uma primeira parte com poemas escolhidos pela equipa coordenadora, uma segunda em que todos os participantes são convidados a, se assim o entenderem, partilharem as suas leituras do autor ou com ele relacionadas e uma terceira rodada, de temática mais livre, aberta também a quem queira dar a conhecer aquilo que anda a ler ou escrever.

A entrada é livre e a partilha sempre incentivada. A Casa Memória convida assim a celebrar Camões.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB