Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter com epicentro em Alenquer, no distrito de Lisboa, foi registado ao início da tarde hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo a informação pelo IPMA, o abalo ocorreu às 12:14, a 15 quilómetros de profundidade, e a quatro quilómetros a Oeste-Noroeste da vila de Alenquer.
O sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli modificada, no concelho de Loures (Lisboa).
A intensidade IV-V na escala de Mercallli modificada significa que o sismo é considerado de moderado a forte, implicando que tenha sido sentido dentro de casa, com objetos pendurados a oscilar e vibração nas janelas e portas.
Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Montemor-o-Novo (Évora), Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Óbidos, Peniche (Leiria), Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas (Lisboa), Portalegre (Portalegre), Benavente, Cartaxo, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Tomar (Santarém), Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal (Setúbal).
Nas redes sociais há também registos de pessoas que afirmam ter sentido o sismo em Abrantes e Sardoal.
Até às 12:30, a agência Lusa recebeu testemunhos de o sismo ter sido sentido em diferentes concelhos dos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Coimbra.
Num comunicado, também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou que, até às 12:30, não houve registo de danos pessoais ou materiais, informação também confirmada pelo IPMA.
“Apelamos à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa”, realçou a ANEPC.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude (energia libertada) como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli modificada classifica os sismos de I a XII, segundo a dimensão do que foi sentido: impercetível (I), muito fraco a fraco (II-III), moderado a forte (IV-V), bastante forte (VI), muito forte a ruinoso (VII-VIII), desastroso a destruidor (IX-X) e catastrófico a danos quase totais (XI-XII).
c/ Lusa