O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o alerta amarelo de calor até quinta-feira e, no Médio Tejo, a Unidade Local de Saúde (ULS Médio Tejo), através da sua Unidade de Saúde Pública (USP), ativou o “Alerta Laranja de Saúde Pública”. Este alerta foi ativado perante a previsão de uma subida significativa das temperaturas nos próximos dias, com especial destaque para a temperatura máxima, que poderá ultrapassar os 38ºC. Recorde-se que Alvega já registou no fim de semana temperaturas máximas superiores a 40ºC.
Com este nível de alerta a ULS Médio Tejo reforça a necessidade de adoção de medidas preventivas para minimizar os efeitos do calor, sobretudo junto das populações mais vulneráveis, como os idosos, os portadores de doenças crónicas, as crianças e os trabalhadores que desempenham funções ao ar livre.
A ULS Médio Tejo está a recomendar que estas populações evitem a exposição solar nas horas de maior calor, entre as 11:00 e as 17:00, mantenham-se em ambientes frescos e assegurem a ingestão adequada de líquidos para prevenir a desidratação. Apela-se ainda à comunidade para que contacte regularmente familiares idosos ou dependentes, garantindo o seu bem-estar durante este período. É também aconselhada a utilização de protetor solar em qualquer exposição ao sol e a preferência pela prática de atividades ao ar livre fora dos períodos de maior risco térmico.
Paulo Luís, médico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo
A ULS indica ainda que em caso de dúvidas ou sintomas associados ao calor, como fraqueza, suores intensos, náuseas ou desmaios, deve ser procurada assistência médica imediata, através do contacto com a linha SNS24 através do número 808 24 24 24.