Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

IPMA: 3 Sismos registados no Algarve e um em Évora

5/09/2023 às 18:20

Um sismo com magnitude 2,6 na escala de Richter foi registado hoje pelas 15:47 na zona de Évora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, com um epicentro que se localizou a cerca de oito quilómetros a oeste de Évora, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, indicou o IMPA em comunicado.

Este sismo, de acordo com a informação disponível do IPMA, até à emissão do comunicado, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Évora”.

“Foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Montemor-o-Novo (Évora)”, segundo o comunicado, adiantando que, se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados.

“A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, acrescentou o instituto.

De acordo com o IPMA, “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”.

Já esta madrugada e manhã, haviam sido registados outros sismos com incidência no Algarve.

O sismo foi registado pelas 01:49, com um epicentro que se localizou a 98 quilómetros a sul-sudoeste de Faro, referiu o IPMA, em comunicado.

O abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Albufeira”, acrescentou o instituto.

Às 10:17 foi sentido um outro abalo no oceano, mais propriamente com grau 3.7 na escala de Richter e que terá sido sentido no sul de Portugal e também em Espanha.

Às 16:41 a terra voltou a tremer no oceano Atlântico, a sudoeste do Cabo de S. Vicente. Um abalo que terá também sido sentido nalgumas zonas do Algarve. Este abalo teve uma intensidade de 3.1 na escala de Richter e foi registado, sengundo o IPMA, a 30 km de profundidade.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o IPMA na sua página da Internet.

C/Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
IPMA Sismo
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB