Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: “Encosta Viva” arrancou para dinamizar Encosta da Barata (C/ÁUDIO, FOTOS e VÍDEO)

11/12/2021 às 20:47

O projeto chama-se “Encosta Viva” e junta uma mão-cheia de parceiros com um objetivo comum: Dinamizar sob quatro pilares o bairro de maior densidade populacional do concelho de Abrantes e um dos maiores do distrito de Santarém.

Este projeto “Encosta Viva”, foi apresentado pela Tagus ao programa nacional “Bairros saudáveis” e, em 752 candidaturas, ficou classificado em 11.º lugar.

O projeto “Encosta Viva” tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade residente no bairro da Encosta da Barata, em Abrantes, “despoletando mecanismos de auto-organização para fomentar o aparecimento de uma Associação de Moradores, procurando melhorar a visibilidade deste local, criar sentimentos de pertença, orgulho e interajuda por parte dos moradores, através da dinamização de atividades culturais, económicas, desportivas, recreativas e de saúde”.

Bruno Tomás, presidente da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede destacou a dimensão da Encosta da Barata. São 550 fogos e é, por isso, o bairro de maior densidade populacional do concelho de Abrantes.

O projeto ganhou corpo num conjunto de parcerias, mas o autarca já deixou claro que não o vai deixar acabar em agosto de 2022.

Bruno Tomás, presidente JF Abrantes e Alferrarede

O financiamento garantido para este projeto no programa nacional é de 50 mil euros. O “Encosta Vida” será dinamizada pela TAGUS em parceria com a Escola Básica António Torrado, do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes, a sua Associação de Pais e Encarregados de Educação, o Grupo em Formação de Abrantes – AEP Escoteiros de Portugal, Agrupamento 172 do Corpo Nacional de Escutas, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede e o Município de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, esteve presente neste lançamento e fez questão de notar que há necessidade de que a Encosta da Barata possa vir a ganhar uma associação, seja de que índole for, para agregar aquilo que são as gentes deste bairro.

À Antena Livre o presidente da Câmara deixou as expetativas daquilo que poderá ser este projeto que não se deve esgotar nesta parceria liderada pela Tagus ou apenas durante o período em que o mesmo durar.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O “Encosta Viva” prevê uma aposta na “coesão social, o aumento de competências e da empregabilidade e o livre acesso à cultura, sensibilizar a comunidade para hábitos de vida saudáveis e combater o isolamento são os objetivos específicos que foram delineados pelos parceiros, tendo sido definidas quatro tipologias de atividades para ir ao seu encontro”.

“Pensar a Encosta”, a primeira área, prevê a elaboração de um diagnóstico participado de reflexão e auscultação daqueles que residem e intervêm no bairro.

“Encosta Empreendedora” tem como objetivo auxiliar pessoas em situações de vulnerabilidade económica a (re)definirem o seu percurso profissional.

Segue-se a “Encosta Saudável” com promoção de ações de animação cultural, desportiva e recreativa de promoção de hábitos de vida saudáveis e combate ao isolamento.

Por último, a “Encosta com Arte”, tem como linha orientadora a realização de iniciativas de animação que visam proporcionar o acesso livre e gratuito à cultura.

Conceição Pereira, técnica coordenadora da Tagus apresentou os pilares que vão gerir o projeto até agosto de 2022.

Conceição Pereira, Tagus

Há já um conjunto de atividades programadas para os próximos dias e um planeamento de acontecimentos para levar a efeito até agosto de 2022, em que o encerramento terá a apresentação de um documentário “Ser Encosta da Barata”.

A Aldeia Natal da Encosta da Barata contou com a atuação das turmas da Escola do 1.º Ciclo António Torrado e a abertura do mercadinho de Natal solidário, da parte da manhã. À tarde a Maganimação levou um teatrinho aos mais novos, na Escola António Torrado, e a praça de Parthenay recebeu o concerto de Natal do Grupo Vocal Vox-Populi.

Ainda de manhã o padre António Castanheira fez a Benção de abertura do Presépio da Aldeia Natal da Encosta da Barata. 

O Programa Bairros Saudáveis foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho, retificada pela Declaração de Retificação 25-B/2020, de 23 de julho, como um “instrumento participativo que promove iniciativas de saúde, sociais, económicas, ambientais e urbanísticas junto das comunidades locais mais atingidas pela pandemia, ou por outros fatores que afetam as suas condições de saúde e bem-estar.”
Todas as candidaturas admitidas e que tiveram avaliação de 76,5 pontos ou mais foram aprovadas para financiamento pelo programa.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X