ESPECIAL COVID-19

Abrantes: Incêndio em Fontes entra em resolução (ATUALIZADA)

2020-07-22

21:30 – O incêndio entrou em fase de resolução às 21:06 horas. Sem previsões de vento durante a noite, há uma área considerável para se fazer a consolidação e trabalhos de rescaldo. No local ainda permanecem cerca de 400 operacionais.

Isto mesmo foi confirmado pelo 2.º comandante distrital de Operações de Socorro de Santarém, David Lobato.

David Lobato, 2.º CODIS e António Manuel Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes 

Antes, cerca das 21 horas, o jornalista Jerónimo Belo Jorge falou com Sónia Alagoa, a presidente da Junta de Freguesia de Fontes que chegou a temer o pior.

19:30 - Imagens recolhidas em Vale de Tábuas

19:00 - Com acessos complicados ao local onde as chamas continuam a consumir floresta, estão cerca de 400 operacionais, apoiados por 113 viaturas e ainda, a esta hora, nove meios aéreos.

Às 17:45, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel de Jesus fez um ponto de situação.

Fogo a aproximar-se da aldeia de Vale de Tábuas

No local está já o jornalista Jerónimo Belo Jorge que falou com um habitante da aldeia de Carril, aldeia próxima das que estão na linha de fogo. Ouvimos as declarações de António Nunes.

Já Luís Lopes é um habitante de uma das aldeias ameaçada pelas chamas, Vale de Tábuas. Aqui fica o testemunho deste cidadão, que esteve em direto no noticiário das 18 horas.

16:15 – O incêndio continua a lavrar numa zona de floresta e mato com muita intensidade e a situação não está fácil. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel de Jesus, frisou que os meios continuam a ser reforçados e começaram a chegar máquinas para trabalhar em estradões e trabalhos de rescaldo, mas as coisas não estão fáceis.

O comandante revelou que não há casas ou povoações em perigo e que o fogo está a lavrar entre Fontes e Vale de Tábuas.

A esta hora estavam acionados 290 operacionais com 81 viaturas e 8 aeronaves.

António Manuel de Jesus, comandante Bombeiros Abrantes

Créditos: Carlos Nunes

15:30 – O incêndio continua a lavrar com muita intensidade numa zona florestal entre Fontes e Vale de Tábuas.

Continuam a chegar meios de combate. Às 15:30 estavam acionados 255 operacionais, 67 viaturas e 9 meios aéreos.

Sónia Alagoa, presidente da Junta de Freguesia de Fontes, disse à Antena Livre que o fogo não está dominado, mas que há muitos meios no terreno. Não há, a esta hora (15:30) casas ou povoações em risco.

Sónia Alagoa revela que o fogo começou perto da igreja de Fontes com uma intensidade muito grande.

Sónia Alagoa, presidente Junta de Freguesia de Fontes (15:30)

Créditos: Nelson Alagoa

15:00 - A página da Proteção Civil Indica um reforço de meios. A esta hora estavam acionados 198 operacionais com apoio de 45 viaturas e dez meios aéreos. 

Segundo António Manuel de Jesus, comandante dos Bombeiros de Abrantes, estão a chegar meios ao teatro de operações, numa altura em que “as coisas estão muito complicadas, mas não há povoações em risco”.

 

14:30 - Há um incêndio a lavrar numa zona de floresta na freguesia de Fontes, no norte do concelho de Abrantes. Este fogo, que está com grandes proporções teve ignição às 14:19 e às 14:55 tinha ao combate 101 operacionais, apoiados por 21 viaturas e sete meios aéreos.

Segundo a Proteção Civil terá havido um outro incêndio às 13:27, mais ou menos na mesma zona. Este outro incêndio estava em resolução às 14:55 mais tinha ainda registados 45 operacionais e 13 viaturas.

 

Imagem registada às 14:45 na cidade de Abrantes (Av. Defensores de Caaves)

2020-07-22