Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Incêndio em Martinchel apagado, mas continuam os tabalhos de consolidação (C/ÁUDIO)

30/08/2020 às 00:00
Foto Facebook: Eva Rodrigues

O incêndio que ontem deflagrou na freguesia de Martinchel, mais propriamente na zona de Casal do Rei, no concelho de Abrantes está em fase de conclusão, mas a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantinha às 08:00 um forte dispositivo no terreno.

De acordo com a página de internet da Proteção Civil ainda estavam no teatro de operações 259 operacionais apoiados por 71 viaturas. Estes meios vão continuar a fazer os trabalhos de consolidação do perímetro do fogo e controlo de reacendimentos que possam ocorrer nesta manhã.

António Manuel de Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, já disse à Antena Livre, esta manhã que às 10:20 já estavam desmobilizados mais meios, pelo que se encontravam no terreno 113 operacionais apoiados por 26 viaturas e uma máquina de rastos da Câmara de Abrantes para os trabalhos de consolidação e rescaldo.

Ontem ao final da tarde chegou a ser equacionado o encerramento da A23 devido a uma projeção de fogo mais perto de Montalvo, mas os meios conseguiram resolver esse foco. Aliás, diz o comandante dos bombeiros de Abrantes que o vento forte foi um dos principais problemas do combate no dia de ontem.

Quanto a habitações, António Manuel de Jesus revelou que algumas estiveram na linha de fogo, mas nenhuma esteve em risco.

Na área ardida há a realçar um total de 66 hectares de perímetro ardido dos quais 55 serão no concelho de Abrantes e 11 no de Constância.

António Manuel de Jesus, comandante Bombeiros Abrantes

Foto Arquivo Antena Livre

De referir que neste domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém esta região (Abrantes, Constância, Barquinha, Mação, Sardoal, Vila de Rei, Sertã e Gavião) no risco mais elevado para a ocorrência de incêndios rurais.

O fogo começou pouco depois das 17 horas deste sábado, dia 29 de agosto, em Martinchel e dirigiu-se com grande violência para sul, ou seja, entrando no concelho de Constância, pela freguesia de Montalvo. O vento muito forte que se fez sentir foi o principal problema sentido pelos bombeiros.

O fogo chegou a ter a combate mais de 370 operacionais apoiados por 102 viaturas e 7 meios aéreos.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X