O Projeto de Regulamento “Câmara dos Jovens" foi ontem aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara de Abrantes e ficará agora disponível para consulta pública.
Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro da Juventude, explicou que a intenção é submeter o regulamento “a uma consulta pública durante 30 dias para reunir os contributos de todos aqueles que o queiram fazer”.
Recorde-se que a “Câmara dos Jovens é uma iniciativa que foi apresentada por um jovem abrantino, João Gaio e Silva, que na altura lançou o desafio de em Abrantes se criar um conceito de Jovem Autarca. Em que um Jovem Autarca passaria a intervir, pontualmente, naquilo que são as ações executivas da Câmara Municipal”, referiu o vereador, dando conta que o projeto “evoluiu para algo mais semelhante àquilo que é o modelo organizativo das Autarquias Locais, neste caso concreto, a Câmara Municipal”.
O objetivo é alargar “o leque e não ter apenas um jovem a participar nestas dinâmicas de participação ativa e de cidadania participativa e ter-se um conjunto de jovens, à semelhança do que acontece com as eleições autárquicas, em que sete elementos se colocam a sufrágio para serem eleitos”, salientou.
Assim, a Câmara Municipal vai apelar à participação dos jovens dos 14 aos 21 anos para participar no projeto . De seguida, haverá “um momento de campanha eleitoral, apresentação de listas e debates” até se chegar aos sete jovens que terão a possibilidade de gerir 10 mil euros do orçamento municipal.
Notícia relacionada: