Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Agricultura biológica dá primeiros passos em Mação. Sessões de divulgação continuam

8/03/2018 às 00:00
Foto CM de Mação

Mação recebeu a primeira sessão do projeto de agricultura biológica “Bio Berço da Lusitânia”, promovido pela Pinhal Maior, Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.

A ação, que decorreu no dia 2 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho, foi apresentada por Augusto Nogueira, coordenador da Pinhal Maior, e contou com vários interessados no tema.

Presente na cerimónia, Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, começou por explicar aos presentes “que se percebe que uma das dificuldades que os produtores sentem é no escoamento dos produtos sendo que este projeto vem colmatar esse problema”.

O autarca avançou que visitou, com a Pinhal Maior, uma organização/centro de armazenagem e escoamento de produtos na Lourinhã que recebe os produtos dos agricultores e os remunera pelos mesmos, dentro do previamente estabelecido.

Este projeto da Pinhal Maior envolve 5 concelhos sendo que o Município de Mação disponibilizou uma base logística para recolha dos produtos dos 5 concelhos.

Vasco Estrela sublinhou ainda que o que a Câmara e a Pinhal Maior querem “contribuir para facilitar quem tem produtos agrícolas de base biológica quer o façam a tempo inteiro ou como atividade complementar”.

Também presente esteve o representante da Biofrade, com quem os produtores vão trabalhar o escoamento dos produtos.

Segundo a informação do Município, o projeto “Bio Berço da Lusitânia” “pretende apoiar todos os agricultores e interessados neste tipo de produção, proporcionando formação, dando apoio na certificação de produtores e terrenos, sendo contratada uma entidade que certifica os agricultores e aconselhando sobre as melhores espécies a produzir. De referir que o projeto da Pinhal Maior dá apoio à recolha, embalamento e venda dos produtos”.

Mação receberá mais duas sessões. No dia 13 de março a sessão terá lugar em Envendos, pelas 18h30, na sala multiusos da Junta de Freguesia. No dia 20 de março a sessão terá lugar em Cardigos, às 18h30, no edifício da Junta de Freguesia.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X