ESPECIAL COVID-19

Alerta Vermelho devido às altas temperaturas

2020-07-16

Já há alguns dias que estamos com temperaturas elevadas especialmente da máxima sendo que amanhã teremos um alerta vermelho em consequência da temperatura que se prevê de 40º para a maioria dos concelhos do distrito de Santarém (Mação e Ourém mantêm o nível amarelo).

Face a esta situação, a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo relembra para a necessidade de adoção de medidas preventivas dos efeitos do calor dado uma vez que, devido à pandemia de COVID-19, “será muito difícil retirar as pessoas mais vulneráveis para outros locais dado que haverá maior risco de contágio desta doença”.

É assim necessário não esquecer que as pessoas mais suscetíveis (os idosos que padecem de doença crónica e as crianças) devem ser afastadas do calor, permanecendo em lugares frescos durante o período mais crítico (entre as 11 e as 17 horas) e é necessário “ter presente a importância de lhes assegurarmos um consumo adequado de líquidos, para evitar a desidratação”. Entrar contacto com os familiares idosos, várias vezes por dia, para saber o seu estado de saúde “é uma das medidas que recomendamos”.

Dado que os dias de maior calor vão ocorrer sexta-feira e durante o fim-de-semana, a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo alerta para a importância da utilização de cremes protetores sempre que há exposição solar e evitar frequentar a praia entre as 11 e as 17 horas.

 

2020-07-16