Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Ambientalista faz denúncia de milhares de peixes "barrados" no açude de Abrantes (C/ÁUDIO E VÍDEO)

9/07/2020 às 00:00

São tainhas ou fataças às centenas, ou mesmo milhares que sobem o rio Tejo em busca dos locais para fazer a desova. Só que chegam a Abrantes e estão bloqueadas no seu caminho pelo paredão do açude. E é ali que se amontoam por não conseguirem ultrapassar a barreira construida, mesmo com a escada passa-peixe que ali existe para permitir a subida do peixe. Arlindo Consolado Marques, o ambientalista a que chamam guardião do Tejo pela sua luta contra a poluição das águas do rio diz que foi alertado por amigos para esta situação.

À Antena Livre disse que os pescadores de Ortiga já lhe tinham dado conta de que as tainhas não estavam a subir como noutros anos. E na semana passada foi alertado por um amigo, praticante de BTT, que passou perto do açude e viu os cardumes de peixes junto ao açude.

Na quarta-feira, dia 8 de julho, o ambientalista foi ver e gravou em vídeo o peixe barrado junto ao açude de Abrantes.

Arlindo Consulado Marques  

O ambientalista salientou que existe a escada passa-peixe que pode ter algum problema ou estar bloqueada porque nos outros anos o peixe consegue passar esta barreira e chega à barragem de Ortiga/Belver, onde há pontos de pesca. “Este ano isso não está a acontecer”.

Revelou que contactou o vereador da Câmara de Abrantes Armindo Silveira, eleito pelo Bloco de Esquerda e ativista ambiental, e a SOS Ambiente. Estranha que as entidades oficiais não façam o seu trabalho para averiguar a normalidade da vida na natureza. Arlindo Consulado Marques adiantou, no entanto, que lhe parece que as águas estão mais normais e que não será por isso que o peixe não faz o seu caminho. 

Contactado pela Antena Livre o presidente da Câmara de Abrantes diz que teve conhecimento destas denúncias, mas não faz comentários. Referiu apenas que, do ponto de vista da autarquia, o açude e a escada passa-peixe estão a funcionar, podendo haver algum problema com baixos caudais. E acrescentou apenas que as entidades competentes que venham fazer a avaliação e que façam o seu parecer.

Arlindo Consolado Marques reforçou que para além da autarquia contactou a linha SOS Ambiente e estranha que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os guarda-rios, por sinal, sediados em Abrantes, não avaliem estas situações.

O ambientalista revelou que esta sexta-feira voltará ao açude, junto à escada passa-peixe, para ver se continua na mesma com a acumulação de peixe ou se este já conseguiu passar esta barreira.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB