As temperaturas em Portugal continental vão continuar a aumentar até sábado, com valores acima dos 33ºC, prevendo-se uma redução da humidade do ar e ventos fortes, condições meteorológicas que aumentam significativamente o risco de incêndios rurais.
Muito calor, pouca humidade e ventos fortes são as previsões do tempo para os próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê "valores superiores a 33/35°C na maior parte do território nacional", ventos do quadrante norte, níveis de humidade relativa do ar inferiores a 30% e noites tropicais no interior das regiões Centro e Sul entre quinta-feira e sábado.
Estas condições meteorológicas “aumentam significativamente o risco de incêndio rural, especialmente no interior norte e centro e na região sul”, alerta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num comunicado enviado para as redações, no qual recomenda a população a adequar os seus comportamentos tendo em conta o aumento do perigo de incêndios.
“O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) encontra-se ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos”, acrescenta a ANEPC.
A ANEPC sublinha ainda que se irá manter "em permanente prontidão para responder a qualquer situação de emergência", acompanhando atentamente a evolução do risco de incêndio e disponibilizando informações adicionais sempre que necessário.
Lusa