Mação recebe, nos dias 26 e 27 de janeiro, o “Creactivity, projeto do BPI e da Fundação “La Caixa” através do seu programa EduCaixa. O autocarro estará junto à Escola EB2,3/S de Mação, numa iniciativa que conta com a colaboração do Município de Mação, realizada em articulação com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.
Este é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Os alunos participam em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.
O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades. O autocarro está equipado no interior com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades para o público destinatário realizar.
Caracterizando-se pela sua componente lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com diversos materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o recurso a materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.
Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, além de famílias. Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares.
As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos. Nos dois dias em que estará em Mação, o período até às 16h00 será para as escolas e, a partir desta hora, a entrada é livre para os interessados.