A cidade de Abrantes vai deixar de ter um espaço coberto para os eventos dos jovens, das associações de estudantes. Com o início das obras na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e com a previsível entrada em obras do antigo mercado diário, os jovens vão deixar de ter um espaço coberto para as suas festas.
Estes dois “pavilhões” têm sido os locais escolhidos para as associações de estudantes poderem realizar os seus eventos durante o inverno. E é, para o presidente da Câmara de Abrantes uma preocupação.
Manuel Jorge Valamatos foi à inauguração da rádio da Escola Secundária Solano de Abreu (ESSA) e na conversa com o grupo de “radialistas” da escola abordou este assunto.
O autarca de Abrantes diz que está preocupado e que até já pensou em alugar um espaço coberto, um pavilhão empresarial que esteja desocupado para este fim.
Na mesma altura explicou que o futuro multiusos vai permitir aos jovens terem os espaços necessários para os seus eventos, mas até lá, é preciso encontrar uma solução de recurso.
A dada altura, na conversa, Henrique Apura, novo presidente da Associação de Estudantes da ESSA sugeriu o pavilhão dos Dragões, em Alferrarede. Uma sugestão que não desagradou ao presidente da Câmara, mas sobre o qual ficou logo uma espécie de aviso ou de linha vermelha. Na eventualidade de poder ser a solução, depois de acordo com o clube, seria necessário os jovens terem cuidado para não “estragar” o pavilhão ou criarem desacatos que levem à “destruição” do património.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Para já ainda não há uma solução, mas está em cima da mesa a possibilidade de ser alugado um espaço que esteja desocupado para poder acolher os eventos dos jovens até haver multiusos. Mesmo que as obras do antigo mercado comecem no primeiro trimestre de 2026, só em 2028 é que deve estar pronto a abrir portas.