O Centro de Portugal vai assumir um papel central nas comemorações do Dia Mundial da Oliveira, que se celebra a 26 de novembro. Ao longo da próxima semana, haverá iniciativas um pouco por toda a região, que destacam a cultura da oliveira, o património rural e as tradições associadas ao azeite.
Dos 27 municípios portugueses envolvidos na programação nacional, 13 estão no território do Centro de Portugal: Alcanena, Caldas da Rainha/Óbidos, Castelo Branco (Louriçal do Campo), Mangualde, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Peniche, Porto de Mós, Sertã, Tomar, Torres Novas e Viseu.
Em todo o país, vão decorrer cerca de 100 atividades, dinamizadas por 78 organizações, entre municípios, olivicultores, museus, institutos politécnicos e associações culturais. A região Centro apresenta uma oferta particularmente diversificada, que inclui provas sensoriais de azeite, visitas a lagares e a olivais centenários, workshops gastronómicos, palestras, exposições e iniciativas culturais.
Um dos destaques da programação na região é o pré-lançamento do livro “Monumentos Vivos, Óleo Sagrado: Um Património Biocultural do Mediterrâneo e da Humanidade”, da autoria dos investigadores do projeto OLIVE4ALL, que acontece em Louriçal do Campo, no dia 29.
A programação completa pode ser consultada na plataforma Olive Tourism, recentemente lançada pelo Instituto Politécnico de Leiria.
Na região estão agendadas comemorações deste dia em Alviobeira (Tomar), Torres Novas, Alcanena e Sertã.
“Face ao sucesso alcançado em 2024 com a Rede Nacional de Eventos Comemorativos do Dia Mundial da Oliveira, este ano decidimos voltar a reunir um conjunto de entidades e organizações, para celebrar a riqueza da cultura olivícola portuguesa. Para isso, criámos a plataforma Olive Tourism, um espaço que pretende facilitar a descoberta de experiências únicas relacionadas com a cultura do azeite, conectando viajantes, famílias, escolas e entusiastas com produtores e organizadores de todo o país”, explica Francisco Dias, professor e investigador do Politécnico de Leiria e um dos coordenadores da Rede Nacional de Eventos Comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.